Busca avançada
Ano de início
Entree

Entradas para a liberdade: formas e frequencia da alforria em campinas no seculo xix.

Processo: 06/59153-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Robert Wayne Andrew Slenes
Beneficiário:Lizandra Meyer Ferraz
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Testamentos   Campinas (SP)   Inventário   Século XIX
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Campinas | Inventarios | Liberdades | Seculo Xix | Testamentarias | Testamentos

Resumo

Este projeto propõe a realização de um estudo sobre as alforrias na cidade de Campinas no século XIX. Ao contrário da grande maioria dos estudiosos deste tema, cujas análises enfocam apenas os registros notariais de cartas de alforria, utilizarei quatro fontes principais: os testamentos, inventários post-mortem, e autos de prestação de contas testamentárias, além das próprias escrituras notariais. Pretende-se, a partir do cruzamento destas quatro fontes, analisar a prática da alforria (entendida como política senhorial forjada cotidianamente no embate entre senhores e escravos) em dois períodos deste século: no decênio 1836-1845 e no período 1860-1871 com o objetivo de perceber possíveis mudanças na política da alforria (e conseqüentemente os diferentes significados atribuídos à essa prática entre os cativos) decorrentes do fechamento do tráfico internacional de escravos (1850). A pesquisa também tem como intenção contribuir para os debates em torno da escravidão nos municípios de grande lavoura do Sudeste Paulista no século XIX, bem como trazer outras possibilidades metodológicas que permitam novos olhares sobre o objeto em questão. Cabe destacar que esta pesquisa dá continuidade a minha Monografia de Graduação, feita com bolsa I. C. da FAPESP, cujo tema também se centrou no estudo das manumissões na cidade de Campinas no século XIX. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERRAZ, Lizandra Meyer. Entradas para a liberdade: formas e frequencia da alforria em Campinas no seculo XIX. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.