Busca avançada
Ano de início
Entree

Dilemas de pos-modernismo na cultura de massa.

Processo: 06/59138-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2007
Data de Término da vigência: 31 de março de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Célia Aparecida Ferreira Tolentino
Beneficiário:Lilian Victorino
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Ideologia   Cinema
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema | Cultura De Massa | Ideologia | Pos Modernismo

Resumo

A proposta deste projeto é investigar quatro obras cinematográficas da ficção científica norte-americana: Blade Runner (EUA, 1982), Homem Bicentenário (EUA, 1999), Inteligência Artificial (EUA, 2001) e Eu, Robô (EUA, 2004), todas obras da indústria cultural cujas narrativas num contexto denominado pós-modernista, tematizam a relação entre humano e pós-humano. Tendo o cinema como núcleo central do nosso objeto, propomos observar aspectos da ideologia que denominamos pós-modernista impressos nas diegeses e nos elementos que as compõem (imagens, planos, seqüências, diálogos, montagem), isto é a sua construção estética e a moral dela resultante. Também propomos observar os usos das novas tecnologias e como esse discurso é trabalhado nestas narrativas, com o intuito de apreender as diferenças entre os discursos científicos e aqueles transmitidos ao público espectador da cultura de massa. Tomamos esses filmes devido a sua notoriedade comercial e apelo popular o que lhes conferem maior amplitude na questão dos mecanismos de manipulação, diversão e degradação, reconhecidamente atuantes na cultura de massa e na mídia. Metodologicamente, pretendemos discutir os fundamentos sociais do discurso científico nos filmes, captar suas alegorias, lição moral, a relação do homem com a tecnologia e as saídas para os conflitos no plano diegético e, com isso, apontar o que se apresenta como retificação e utopia nessas obras de cultura criadas e influenciadas pelo considerado clássico do gênero, Blade Runner. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)