Busca avançada
Ano de início
Entree

Bullying na escola:uma analise a partir da teoria critica da sociedade

Processo: 06/01918-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Antônio Alvaro Soares Zuin
Beneficiário:Deborah Christina Antunes
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Bullying   Theodor W. Adorno   Escolas   Preconceito   Indústria cultural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bullying | Escola | Industria Cultural | Preconceito | Teoria Critica Da Sociedade | Theodor W. Adorno | Teoria Crítica e Educação

Resumo

O presente projeto é uma proposta de estudo sobre um fenômeno denominado bullying que consiste em um conjunto de comportamentos agressivos, tanto físicos quanto psicológicos, voltados para determinados indivíduos pertencentes a minorias ou com características não valorizadas socialmente, o que revela os valores mediadores das relações entre os indivíduos nesta sociedade. Por meio da pesquisa empírica, pretende-se analisar este fenômeno nas escolas, baseando-se nos teóricos da Escola de Frankfurt, mais especificamente nas idéias de T.W. Adorno, para compreender como, quando e por que ele ocorre. O que se pretende não é uma análise superficial, mas é buscar as raízes sociais, culturais e individuais que estão na base da prática do bullying, complementando a teoria na busca por uma sociedade emancipada.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)