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Efeito de contingencias descritas em historias sobre o comportamento de criancas apos suas leituras.

Processo: 07/57238-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Ana Claudia Moreira Almeida Verdu
Beneficiário:Christiana Gonçalves Meira de Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento verbal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento Verbal | Contar Historias | Correspondencia Fazer-Dizer | Historias Infantis | Mandos | Tatos

Resumo

O presente projeto tem como objetivo verificar os efeitos de leitura de contingências descritas em uma história sobre o desempenho verbal e não verbal de crianças. Participarão desse estudo seis crianças entre cinco e seis anos, sendo três do sexo masculino e três do sexo feminino. Os participantes serão divididos em três condições. Na Condição 1, as crianças serão expostas primeiramente a História 1 que descreve o comportamento de um garoto e uma conseqüência aversiva para o seu comportamento. Para avaliar se o participante atentou e compreendeu a história este será exposto a testes de emparelhamento semelhantes cujas perguntas se referem à história. Em seguida criança será deixada sozinha por cinco minutos, a sala estará sendo filmada. A experimentadora voltará para sala e fará a seqüência de perguntas que avaliará se existe e quais são as relações entre a história contata e o desempenho emitido e relatado dos participantes. Após um período de atividades lúdicas, os participantes serão expostos à leitura da História 2, que descreve o mesmo comportamento descrito na História 1, mas sem a conseqüência aversiva. Para avaliar se o participante atentou e compreendeu a história este será exposto a testes de emparelhamento cujas perguntas se referem à história. A pesquisadora sairá novamente da sala, que estará sendo filmada e o deixará sozinho por mais cinco minutos. A experimentadora voltará para sala, fará a seqüência de perguntas que avaliará se existe e quais são as relações entre a nova história (História 2) contata e o desempenho emitido e relatado dos participantes. A Condição 2 terá a mesma seqüência de passos, contudo, primeiramente será contada a História 2 e depois a História 1. Na Condição 3 será adotada a mesma seqüência de procedimentos, porém os participantes serão expostos somente à História 3: a narrativa que se restringirá a mera descrição do ambiente da festa. Os resultados serão analisados considerando: a) o desempenho motor emitido e o desempenho relatado em relação à correspondência com as histórias que os antecedem e; b) em termos da correspondência entre o desempenho observado no comportamento dos participantes e aquele relatado pelo mesmo. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Christiana Gonçalves Meira de. Efeitos de contingências descritas em histórias sobre o comportamento de crianças. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.