Busca avançada
Ano de início
Entree

Descrição das vogais postônicas mediais no dialeto paulista

Processo: 06/59142-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luciani Ester Tenani
Beneficiário:Adriana Perpétua Ramos
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Fonologia   Processos fonológicos   Língua portuguesa   Vogais   Dialeto regional   Variação linguística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fonologia | Lingua Portuguesa | Linguistica | Processos Fonologicos | Variacao | Vogais

Resumo

Este projeto tem como objetivo central descrever o comportamento variável das vogais, nos nomes, no contexto da postônica medial na fala espontânea no dialeto do interior paulista. Os processos fonológicos a serem analisados são: (I) alçamento das vogais médias [e] e [o], que pode ocorrer em itens como num[i]ro e côm[u]da; (II) apagamento das vogais postônicas mediais, como ocorre em chá[kra]. Por meio de um estudo variacionista, pretendemos identificar quais fatores lingüísticos e extralingüísticos motivam esses processos. Partimos da hipótese que haja uma relação entre o tipo de processo fonológico implementado e o padrão rítmico preferencial do Português Brasileiro. O córpus para esse estudo é formado por inquéritos selecionados do banco de dados Iboruna que foi constituído pelo projeto "Amostra Lingüística do Interior Paulista" (FAPESP 03/08058-6). Descrever o comportamento das vogais postônicas mediais e identificar os fatores que motivam os processos fonológicos em questão é relevante na medida em que não encontramos nenhuma pesquisa sobre esse tema no dialeto do interior paulista e poucas análises para dados das demais variedades do Português no Brasil. Ao caracterizarmos o dialeto paulista e confrontarmos os resultados para esse dialeto com outros dialetos do país, pretendemos contribuir para o desenvolvimento da pesquisa das vogais no contexto de postônica medial no Português. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAMOS, Adriana Perpétua. Descrição das vogais postônicas não-finais na variedade do noroeste Paulista. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.