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Contribuição teórico-metodológica para o ensino de geomorfologia

Processo: 06/58461-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:João Osvaldo Rodrigues Nunes
Beneficiário:Adriana Olivia Sposito Alves Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino   Geomorfologia   Universidade pública   Métodos de ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contribuicao Teorica | Ensino | Ensino-Aprendizagem | Geomorfologia | Manual De Ensino | Metodologia

Resumo

Objetiva-se por meio da realização desta pesquisa, contribuir para as discussões e reflexões teórico-metodológicas no ensino de Geomorfologia, tendo como recorte de análise as universidades públicas de geografia do estado de São Paulo (USP, UNICAMP e a UNESP - campi de Presidente Prudente e Rio Claro), por meio da elaboração de um Manual de Ensino de Geomorfologia, que poderá ser utilizado por acadêmicos e docentes no ensino superior. A viabilização desta proposta fundamenta-se em sete etapas: a) Levantamento bibliográfico das obras de conhecimento geomorfológico, utilizados no ensino acadêmico das universidades enquanto apoio didático-pedagógico; b) Sistematização do conhecimento geomorfológico, baseado numa postura epistemológica dos conceitos, categorias, abordagens, teorias, que norteia a base teórica e conceituai; c) Análise dos cursos públicos de Geografia do estado de São Paulo por meio dos indicadores: influência das correntes de pensamento geomorfológico internacional sobre o ensino brasileiro; histórico dos pesquisadores/contribuidores para formação do curso, programas de ensino, currículo, formação docente; d) Diagnóstico da alfabetização geomorfológica prévia e após a realização da disciplina junto às instituições pesquisadas; e) Levantamento e análise das atividades práticas realizadas pelas instituições: trabalhos de campo, aulas em laboratórios, elaboração de cartogramas geomorfológicos - hipsometria, clinográfico e de feições do relevo, análise de fotos aéreas por meio da estereoscópica; f) Realização dos estágios de Docência junto a UNESP, Campus de Presidente Prudente, onde serão aplicada metodologias didático-pedagógicas, voltadas para a compreensão do processo de ensino-aprendizado relacionado às bases teórico-conceituais de Geomorfologia; g) Sistematização dos resultados da pesquisa em forma de um Manual de Ensino de Geomorfologia. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Adriana Olivia Sposito Alves. Contribuição teórico-metodológica para o ensino de Geomorfologia. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.