Busca avançada
Ano de início
Entree

Validacao de metodologia para analise de procimidona em morango e determincao de seus residuos na fruta "in natura" e produtos processados.

Processo: 06/58972-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Marta Helena Fillet Spoto
Beneficiário:Fabiana Cerri de Carvalho
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Morango   Fungicidas   Minimamente processado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fungicida | Geleia | Minimamente Processado | Morango | Polpa Congelada | Procimidone

Resumo

O morango quando utilizado pela indústria alimentícia, seu sabor e aroma são bastante valorizados e apreciados, quando comparado com outras frutas. Entretanto, é um produto muito delicado e altamente perecível, exigindo, assim, o uso de técnicas adequadas de colheita e pós-colheita. Para manter sua qualidade e quantidade de produção observa-se o aumento do uso de agrotóxicos para minimizar prejuízos causados por pragas e doenças do campo. Porém, os pesticidas podem deixar resíduos persistentes nos alimentos, e o seu consumo in natura ou industrializado pode ficar comprometido, colocando em risco a saúde do consumidor. Com isto, este trabalho tem por objetivo estudar a influência do processamento de morangos, como, minimamente processado, geléia e polpa congelada frente aos resíduos de fungicida procimidone. Através de experimento de campo instalado no município de Piedade/SP. O produto aplicado será o Sumilex 500 WP. Os tratamentos utilizados serão: A - testemunha (sem aplicação); B - uma única aplicação e C - 3 aplicações sucessivas, com intervalos de 7 dias entre elas. As amostragens serão iniciadas no dia anterior a terceira aplicação do tratamento C (-1 dia). E demais amostragens deverão ser realizadas ao zero, 1, 3, 5 e 10 dias, sendo amostradas frutos in natura, para processamento mínimo, geléia e polpa congelada. Assim, serão colhidas e analisadas 216 amostras de campo e processadas. As amostras serão encaminhadas para os diferentes processamentos na Planta Piloto do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição e seguirão para o Laboratório de Resíduos de Pesticidas e Análises Cromatográficas, para determinação dos resíduos de procimidone feita cromatografia gasosa com detectar específico de captura de elétrons. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Fabiana Cerri de. Validação de metodologia para análise de procimidona em morango e determinação de seus resíduos na fruta \in natura\ e produtos processados. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.