Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo molecular de mecanismos envolvidos na atividade potencialmente reguladora da proteina de choque termico 60 e seus peptideos.

Processo: 06/58720-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2007
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Verônica Porto Carreiro de Vasconcellos Coelho
Beneficiário:Fernanda Goncalves Martello
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Proteína forkhead box P3
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Foxp3 | Ido | Imuno Regulacao

Resumo

Apesar dos mecanismos de tolerância imunológica ao próprio, muitos indivíduos desenvolvem doenças auto-imunes e sabe- se que células auto-reativas com potencial patogênico estão presentes em indivíduos sadios. As proteínas de choque térmico são muito conservadas filogeneticamente e apresentam importantes funções homeostáticas. Elas são dominantes no reconhecimento imunológico e podem induzir respostas imunes tanto inflamatórias como reguladoras. Trabalhos anteriores de nosso grupo (FAPESP 02/06495-7) permitiram a identificação de peptídeos da Hsp60 capazes de induzir uma alta freqüência de células produtoras de IL-10 e a expressão de FOXP3, sugerindo potencial capacidade imunorreguladora. Como continuidade desta linha de pesquisa, no presente projeto temos como hipótese que determinadas frações ou peptídeos da Hsp60 sejam importantes na indução de sua atividade potencialmente reguladora e, que tal atividade possa envolver diversos mecanismos moleculares, seja pela indução da produção de citocinas reguladoras, ou pela indução da expressão de FOXP3 e indoleamina 2,3-dioxigenase (IDO). Neste projeto analisaremos um painel de peptídeos e frações da Hsp60 quanto à capacidade de induzir FOXP3 e IDO, que são importantes fatores na atividade imunorreguladora. Esses resultados poderão contribuir para a identificação de novos agentes terapêuticos terapêuticos para a indução de tolerância e prevenção de rejeições do alotransplante e tratamento de doenças auto-imunes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTELLO, Fernanda Goncalves. Hsp60 e imunorregulação: estratégias para identificação de peptídeos imunorreguladores. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.