Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade imunorregulatória da enzima indolamina dioxigenase e influência da estatina em células mononucleares de pacientes com urticária crônica autoimune

Processo: 06/57926-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Maria Notomi Sato
Beneficiário:Mayce Helena Azor
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Citocinas   Inibidores de hidroximetilglutaril-CoA redutases   Urticária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citocinas | Estatinas | Imunomodulacao | Indolamina Dioxigenase | Urticaria Cronica

Resumo

A urticária crônica (UC) auto-imune é caracterizada pela presença de auto-anticorpos reativos a cadeia alfa do receptor de alta afinidade de IgE ou para a molécula IgE, e com a gravidade das lesões de pele. Os desequilíbrios dos mecanismos de regulação da resposta imune na UC auto-imune não estão esclarecidos até o momento. A enzima indolamina-deoxigenase (IDO), responsável pelo catabolismo do aminoácido essencial triptofano, tem sido apontada-como potente regulador da resposta imune e no controle da tolerância periférica. O objetivo principal deste trabalho é investigar a participação da enzima IDO na UC e verificar fatores que possam afetar a atividade regulatória da enzima, como drogas imunomoduladoras. O catabolismo do triptofano será avaliado pela determinação de quinurenina/triptofano em sobrenadantes de culturas de células mononucleares (CMN) a estímulos mitogênicos, e também sob a ação in vitro de agente farmacológico imunomodulador, como a estatina, um inibidor da síntese de colesterol. Para tal, o catabolismo do triptofano será determinado por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) nos sobrenadantes de culturas de CMN estimuladas por mitógenos e pela expressão de mRNA da IDO. A ação in vitro da droga estatina, será avaliada pelo catabolismo do triptofano e na produção de citosinas em sobrenadantes de culturas estimuladas por mitógenos em presença de estatina, bem como na capacidade linfoproliferativa e na expressão de marcadores de ativação celular. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AZOR, M. H.; DOS SANTOS, J. C.; FUTATA, E. A.; DE BRITO, C. A.; MARUTA, C. W.; RIVITTI, E. A.; DA SILVA DUARTE, A. J.; SATO, M. N.. Statin effects on regulatory and proinflammatory factors in chronic idiopathic urticaria. CLINICAL AND EXPERIMENTAL IMMUNOLOGY, v. 166, n. 2, p. 291-298, . (06/53601-8, 06/57926-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AZOR, Mayce Helena. Estudo dos fatores regulatórios e pró-inflamatórios na urticária crônica idiopática e efeito imunomodulatório in vitro das estatinas. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.