Busca avançada
Ano de início
Entree

A etnoecologia dos jardins-quintal e seu papel nos sistemas agricolas tradicionais de populacoes quilombolas do vale do ribeira, sao paulo.

Processo: 06/58624-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Rui Sérgio Sereni Murrieta
Beneficiário:Carolina Santos Taqueda
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mata Atlântica   Vale do Ribeira (SP)   Etnoecologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agricultura De Corte-E-Queima | Comunidades Quilombolas | Etnoecologia | Jardins-Quintal | Mata Atlantica | Vale Do Ribeira

Resumo

Os sistemas agrícolas tradicionais constituem uma das principais fontes de subsistência para populações humanas que habitam as florestas tropicais ao redor mundo. O estudo desses sistemas tem crescido em importância e visibilidade, com enfoque voltado principalmente para a dinâmica de roças e florestas. No entanto, a unidade jardim-quintal, até então considerada secundária na produção e reprodução doméstica, constitui um importante elo no entendimento das práticas agroflorestais tradicionais. Considerando que estudos preliminares foram previamente realizados na região, o presente projeto pretende, em linhas gerais, aprofundar os aspectos etnográficos relacionados às práticas de cultivo nos jardins- quintal, bem como aumentar a amostra. Através da escolha de um número específico de unidades domésticas, será realizado um estudo comparativo entre espécies e variedades de plantas cultivadas nos diferentes jardins-quintal em tais comunidades quilombolas. Dessa maneira, serão possíveis a descrição e análise deste último subsistema como parte dos agroecossistemas presentes nas comunidades em questão, bem como a investigação do papel desse processo no aumento ou manutenção da variabilidade inter e intra-específica de cultivares na agricultura de corte-e-queima. As estratégias de intervenção e desenvolvimento do trabalho serão baseadas em técnicas e métodos etnográficos norteadas pelo princípio da observação-participante. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TAQUEDA, Carolina Santos. A etnoecologia dos jardins-quintal e seu papel no sistema agrícola de populações quilombolas do Vale do Ribeira, São Paulo. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.