Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem preditiva do crescimento/morte de saccharomyces cerevisiae em co-cultura com lactobaculus fermentum, frente a temperatura e nivel de inoculo em mosto de caldo de cana-de-acucar.

Processo: 06/54569-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Pilar Rodriguez de Massaguer
Beneficiário:Verônica Ortiz Alvarenga
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Antagonismo   Microbiologia preditiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antagonismo | Microbiologia Preditiva | Modelos Quase-Quimicos

Resumo

O Brasil é o principal produtor mundial de cana-de-açúcar e a fermentação do mosto de cana é realizada sem esterilização, sendo inevitável a presença de contaminantes. Torna-se essencial então o conhecimento de possíveis interações antagônicas, via floculação, entre microrganismos freqüentemente contaminantes do produto e Saccharomyces cerevisiae, levedura utilizada no processo fermentativo. Sendo assim o objetivo desse trabalho será elaborar um modelo preditivo quase-químico que descreva o ciclo de vida de S. cerevisiae em função de variações na concentração de Lactobacillus fermentum e temperatura de fermentação, bem como avaliar mediante utilização da modelagem primária, Baranyi e Gompertz modificado, o impacto deste antagonismo sob os parâmetros de crescimento (tempo de adaptação, taxa de crescimento e população máxima) de cada microrganimo individualmente. Para tanto será utilizado com inoculo S. cerevisiae na concentração de 10 ?8 UFC/ mL em mosto de caldo de cana-de-açúcar 21,5 ºBrix. O inóculo variável será feito com L. fermentum (10?1 a 10 ?8 UFC/mL), bem como variações de temperatura de 24 a 32°C, dispostos em desenho composto central 2 ?2 com três pontos centrais e 4 axiais. A incubação será mediante agitação com posterior centrifugação após 24 horas e análise das concentrações de ácido láctico e etanol. As contagens serão realizadas de 3 em 3 horas. Os dados obtidos serão modelados via MATLAB e DMFIT. Com os resultados será possível otimizar o processo fermentativo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALVARENGA, Verônica Ortiz. Modelagem preditiva do crescimento/morte de Saccharomyces cerevisiae em co-cultura com Lactobacillus fermentum em mosto de caldo de cana-de-açucar. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos Campinas, SP.