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A correlacao entre aspectos e objeto no pb: uma analise sintatico-aquisicionista.

Processo: 06/61351-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2007
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Ruth Elisabeth Vasconcellos Lopes
Beneficiário:Sabrina Casagrande
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Objeto nulo   Aquisição da linguagem   Português do Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abordagem Gerativa | Aquisicao Da Linguagem | Elipse De Vp | Objeto Nulo | Portugues Brasileiro

Resumo

Esta pesquisa pretende investigar questões relacionadas ao objeto nulo e à elipse de VP em crianças adquirindo o Português Brasileiro. Inicialmente trabalhando com a aquisição do objeto nulo em PB, através da análise de produção espontânea de três crianças, Casagrande (em preparação) confirmou a hipótese de Lopes & Cyrino (2005) em relação à aquisição do elemento na posição de objeto direto anafórico. Tal hipótese é que os traços semânticos do antecedente que, segundo Cyrino (1997), guiaram a mudança nessa posição, continuam agindo no PB atual adulto e também na aquisição. Algumas questões, que não foram respondidas em Casagrande, como o tratamento dado a alguns antecedentes pela criança e um provável uso, por parte dela, do gênero gramatical para expressar gênero semântico serão observados nesta pesquisa. Além disso, com o intuito de expandir a análise para outros casos de complemento nulo, trabalharemos com a aquisição da elipse de VP em PB, observando como as crianças tratam as questões das leituras estritas e imprecisa (strict and sloppy readings) nessa variedade, tendo como base o trabalho de Foley et al (2003), que analisou a aquisição da elipse de VP em inglês e concluiu que os aspectos relacionados à interpretação dessas leituras da elipse de VP, em inglês, já estão presentes na GU. Desse modo, além de responder às questões relacionadas ao objeto nulo e à aquisição da elipse de VP em PB, também pretendemos mostrar de que maneira esses dois fenômenos se aproximam ou se distanciam no que tange à sintaxe e à aquisição da linguagem. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASAGRANDE, Sabrina. A correlação entre aspecto e objeto no PB: uma análise sintático-aquisicionista. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.