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Programa preventivo de violência escolar pautado nas necessidades da comunidade

Processo: 07/02146-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams
Beneficiário:Ana Carina Stelko Pereira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Violência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento de programa preventivo | prevenção de violência escolar | violência na escola | Violência

Resumo

Um dos maiores problemas brasileiros é a violência. Ela acarreta prejuízos econômicos, emocionais e físicos. Muitas vezes, contribui na gênese de deficiências, como quando grávidas sofrem agressões, ou no aumento dessas, quando pessoas deficientes são vitimizadas. Assim, prevenção primária da violência é essencial. Contudo, faltam programas preventivos brasileiros fundamentados cientificamente, sendo urgente o planejamento desses. O contexto escolar foi apontado como favorável para a realização de programas preventivos a violência, de acordo com revisões e meta-análises. O objetivo desse estudo é propor um programa de intervenção a violência escolar baseado na violência vivenciada em três escolas (escola de alto risco, moderado risco e sem risco) e em revisão sistemática de literatura. Uma das escolas se localiza em um bairro que apresenta alta taxa de homicídios e baixo status sócio-econômico. Outra escola apresenta características mais positivas em relação a esses aspectos e a terceira escola se caracteriza como de excelência a respeito desses fatores. Utiliza-se de escolas com aspectos diferentes para que o programa a ser desenvolvido tenha maior capacidade de generalização, não se restringido à realidade de uma única escola. Para a realização da pesquisa, far-se-á: 1) levantamento da violência escolar praticada nas três escolas, por meio de preenchimento de questionário com por professores, alunos de 5ª a 8ª séries, inspetores e diretores; 2) levantamento de opinião por meio de questionário a ser respondido por professores e direção, a respeito dos aspectos que devam ser contemplados em um programa de prevenção de violência escolar; 3) identificação de características semelhantes entre a violência vivenciada nas diferentes escolas e entre as opiniões de professores e diretores das diferentes escolas, 4) investigação da literatura e exposição em categorias dos aspectos apontados como mais importantes e 5) formulação do programa por meio da análise da literatura e dos levantamentos, de modo a contemplar as características que sejam comuns entre as três escolas do estudo.

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