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Terapia analítico-comportamental infantil: articulação entre princípios, técnicas, procedimentos e processos comportamentais a partir de análise de sessões

Processo: 07/56239-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Sonia Beatriz Meyer
Beneficiário:Giovana Del Prette
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise funcional   Psicologia da criança   Terapia comportamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Do Comportamento | Analise Funcional | Procedimento | Processo | Terapia Infantil

Resumo

Em estudo anterior (Del Prette, 2006) verificou-se que a categorização e análise funcional dos comportamentos do terapeuta analítico-comportamental infantil permitiu identificar procedimentos e observar o processo envolvido de melhora do cliente. Retomando e aprofundando algumas questões do estudo anterior, com amostra ampliada de sessões, clientes e terapeutas, o projeto tem como objetivos: (a) identificar, na observação de sessões de terapeutas experientes, a utilização de técnicas padronizadas pela literatura da Terapia Comportamental; (b) realizar uma análise funcional dos comportamentos dos terapeutas, de modo a identificar os procedimentos utilizados e sua relação com as queixas dos clientes e com os princípios da Análise do Comportamento; (c) identificar outros comportamentos observados nas sessões que não se enquadram nos procedimentos descritos pela literatura, buscando, sistematizá-los. Os dados serão coletados por meio de filmagem das sessões, da aplicação do Questionário de Objetivos Terapêuticos e de entrevista semiestruturada com os terapeutas. Os dados de filmagem das sessões serão analisados utilizando-se o programa The Observer, o Sistema de Categorização de Zamignani (2007), e as Categorias do Brincar de Del Prette (2006). Serão realizadas análises inicialmente descritivas dos comportamentos dos terapeutas. Em um segundo momento, estes comportamentos serão analisados funcionalmente, identificando-se a utilização de princípios e técnicas comportamentais atreladas aos objetivos específicos do terapeuta com seu cliente em cada sessão filmada, identificados pelo questionário. As primeiras análises serão feitas pela própria pesquisadora, entretanto, em um segundo momento os terapeutas avaliarão as análises durante uma entrevista semiestruturada. Propõe-se, portanto, obter uma sistematização desses comportamentos, desde um nível molecular e descritivo, até um nível molar e funcional dos procedimentos e processos envolvidos. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PRETTE, Giovana Del. Objetivos analítico-comportamentais e estratégias de intervenção nas interações com a criança em sessões de duas renomadas terapeutas infantis. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.