Busca avançada
Ano de início
Entree

Negatividade, fatalidade e aporia. Uma visao tragica no mundo dos contos de Rubem Fonseca.

Processo: 07/01971-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Ariovaldo José Vidal
Beneficiário:Abilio Marcondes de Godoy
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Século XX   Conto   Literatura brasileira
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conto | Literatura Brasileira | literatura brasileira contemporânea | Rubem Fonseca | século XX | Conto.

Resumo

A partir da constatação de que há na obra de Rubem Fonseca constantes referências à tragédia e ao trágico, este projeto formula a seguinte pergunta central: não seria então possível buscar uma abordagem analítico-interpretativa da obra que dialogasse com elementos do “trágico”, da maneira como são reproduzidos na modernidade?O projeto não constitui, porém, de maneira alguma, um estudo comparativo entre a obra de Rubem Fonseca e a tragédia grega (o que pareceria irrisório), nem entre os textos do escritor e o gênero literário da tragédia (o que pareceria infactível); trata-se antes de uma tentativa de buscar, nas ressonâncias modernas do trágico, elementos básicos – constitutivos do que se poderia chamar “visão trágica do mundo” – que pudessem servir de chave interpretativa para alguns textos do autor, nunca se perdendo de vista as possíveis relações com o contexto – histórico, político, cultural e sociológico – da produção desses mesmos textos. Tais elementos básicos, sejam eles estruturais ou temáticos, devem ser, pouco a pouco, e conforme for oportuno, levantados e discutidos ao longo da análise de quatro contos escolhidos para estudo detalhado. Não obstante, o propósito da investigação, reitere-se, não é aproximar a obra de Fonseca da tragédia ou do trágico, mas tratar de compreender, através do estudo na obra de estruturas e, principalmente, de temas relacionados ao trágico de que maneira uma moderna percepção trágica da realidade se configura no interior dessa obra e a insere na tradição literária da modernidade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GODOY, Abilio Marcondes de. Negatividade, fatalidade e aporia: uma visão trágica do mundo nos contos de Rubens Fonseca. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.