Busca avançada
Ano de início
Entree

O efeito do cape e apigenina, compostos da propolis, no mecanismo molecular da resistencia a insulina.

Processo: 05/57848-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Jovens Pesquisadores
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Rosângela Maria Neves Bezerra
Beneficiário:Rosângela Maria Neves Bezerra
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/13981-0 - O efeito do cape e apigenina, compostos da própolis, no mecanismo molecular da resistência à insulina, AP.JP
Assunto(s):Diabetes mellitus tipo 2   Resistência à insulina   Insulina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Argenina | Cape | Diabetes Mellitus Tipo 2 | Insulina | Irs'S | Resistencia A Insulina

Resumo

Atualmente, obesidade e o diabetes tipo 2 são também consideradas como uma doença inflamatória. Este conceito surgiu a partir da demonstração que os adipócitos expressam constitutivamente o TNF-, e que a expressão de TNF-está aumentada em adipócitos de modelos animais de obesidade (camundongo ob/ob, camundongo db/db e rato Zucker fa/fa). Essa nova visão de obesidade e diabetes tipo 2 como uma doença com componente inflamatório fez surgir o interesse na busca de agentes anti-inflamatórias capazes de reduzir a resistência à insulina. A própolis, um produto natural produzido pelas abelhas a partir de material resinoso secretado ou exudado de brotos, botões florais ou ferida de plantas, apresenta muitas atividades biológicas e farmacológicas, tais como: atividade anti-oxidante, anti-tumoral, anti-bactericida e anti-inflamatória. Embora existam evidências de um componente inflamatório na obesidade e diabetes tipo 2, e do efeitos anti-inflamatórios do extrato de própolis e de seus compostos, nada se sabe a respeito dos efeitos destes compostos no mecanismo molecular da resistência à insulina. O objetivo deste trabalho é avaliar os efeitos do extrato de própolis e do CAPE e Apigenina nas vias de sinalização da insulina utilizando modelo animal de obesidade e resistência à insulina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NEVES BEZERRA, ROSANGELA MARIA; VEIGA, LUCIMARA FERNANDA; CAETANO, ALINE CAMILA; ROSALEN, PEDRO LUIZ; COREZOLA AMARAL, MARIA ESMERIA; PALANCH, ADRIANNE CHRISTINE; DE ALENCAR, SEVERINO MATIAS. Caffeic acid phenethyl ester reduces the activation of the nuclear factor kappa B pathway by high-fat diet-induced obesity in mice. METABOLISM-CLINICAL AND EXPERIMENTAL, v. 61, n. 11, p. 1606-1614, . (04/13981-0, 05/57848-5)