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Cultura informacional voltada ao processo de inteligência competitiva organizacional: estudo sobre a relação entre as pessoas, a informação e as tecnologias de informação e comunicação

Processo: 06/02165-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2008
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:Marta Lígia Pomim Valentim
Beneficiário:Luana Maia Woida
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Gestão do conhecimento   Gestão da informação   Cultura informacional   Cultura organizacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Informacional | Cultura Organizacional | Gestao Da Informacao | Gestao Do Conhecimento | Gestão da Informação

Resumo

A inteligência competitiva organizacional (I.C.O.) é um processo que auxilia o planejamento e a estratégia corporativa. Este processo é fundamentalmente dependente de elementos e processos informacionais, cuja amplitude pode ser minimizada, em parte, pelas tecnologias de informação e comunicação. Os elementos e processos informacionais atuam diretamente vinculados às atividades profissionais cotidianas, bem como no processo decisório. Diante da ascensão de outros estudos, cujos resultados são mais perceptíveis para as organizações, como, por exemplo, temas relacionados à gestão da informação (G.I.) e do conhecimento (G.C.), à tecnologia da informação e comunicação (TIC’s), a cultura organizacional (C.O.) resgatou-se a perspectiva da escola humanista da Administração, ressaltando a relevância e essencialidade das pessoas como fundamentais na execução dos processos e atuais modelos de gestão. As discussões difundidas na década de 1980, com o avanço do modelo japonês, recupera-se a relevância da cultura organizacional, que passa a ser percebida como a realidade da organização, porquanto é por meio dela que as pessoas interpretam os fenômenos do mundo organizacional. Nesse sentido, entende-se a necessidade da realização de um estudo que envolva temas como a I.C.O. e a C.O., de forma a estabelecer a relação entre as pessoas, a informação, o conhecimento e as tecnologias de informação e comunicação no contexto da inteligência competitiva organizacional, mais especificamente no que tange à cultura informacional (C.I.). Ressalta-se a relevância da pesquisa, pois poderá proporcionar uma matriz concernente à C.I. às organizações inseridas no contexto do arranjo produtivo local (A.P.L.) da indústria de alimentos de Marília-SP. A partir da análise pretende-se propor um modelo de C.I. voltada ao processo de I.C.O. O objetivo principal da pesquisa é avaliar os elementos e os processos constitutivos da cultura informacional essenciais para o processo, nas indústrias que compõem o APL, do setor de alimentos, da cidade de Marília-SP. Pressupõe-se que exista uma relação, que deve ser investigada, entre os elementos e os processos culturais orientadores das relações entre indivíduos, informação, conhecimento e tecnologias de informação e comunicação, enfatizando os processos de transferência de conhecimento, assim a proposta segue inicialmente com o quadro teórico composto com autores como Choo (2003), Cavedon (2003), Valentim (2003), Miller (2002), Cuche (2002), Tarapanoff (2001), Schein (2001), Geertz (1989) entre outros, os quais demonstram que tanto nos estudos da C.I. como nos estudos da I.C.O., existe dissensão e tendências consolidadas em diferentes linhas teóricas. Os procedimentos metodológicos estão ancorados na abordagem qualitativa, cujo método será a pesquisa descritiva exploratória e o estudo de caso. Como técnica de coleta de dados utilizar-se-á entrevistas e questionários com perguntas abertas, bem como a análise de documentos. Os instrumentos serão: roteiro de entrevista e questionário estruturado. A técnica para a análise dos dados coletados será a análise de conteúdo de Bardin, visando atender à complexidade dos temas abordados. Assim, a discussão focará o aspecto humano como sendo inerente e essencial às organizações no processo de I.C.O., uma vez que concorre com a importância atribuída às tecnologias de informação e comunicação no âmbito corporativo.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
WOIDA, Luana Maia. Cultura informacional voltada à inteligência competitiva organizacional no setor de calçados de São Paulo. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.