Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem matematica da interacao do rotavirus com o sistema imunologico.

Processo: 06/05194-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Matemática Aplicada
Pesquisador responsável:Hyun Mo Yang
Beneficiário:Andressa Pinheiro
Instituição Sede: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Imunologia   Rotavirus   Epidemiologia   Biomatemática   Modelos matemáticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epidemiologia | Imunologia | Modelo Matematico | Rotavirus | Biomatemática

Resumo

O rotavírus é considerado, atualmente, um dos mais importantes agentes causadores de gastroenterites e óbitos em ciranças com menos de 5 anos no mundo. Ocorrem globalmente cerca de 125 milhões de episódios diarréicos por rotavírus a cada ano, causando entre 600.000 e 870.000 óbitos. Esses números alarmantes estimularam a busca por um controle desse vírus, mas para combatê-lo é necessário estudar seu comportamento, como ele penetra no organismo do ser humano, como age dentro dele e como se espalha. Nesse trabalho apresenta-se um breve estudo sobre a biologia do rotavírus e os mecanismos de defesa apresentados pelo sistema imunológico. O principal objetivo é, utilizando métodos quantitativos, estudar a interação entre o rotavírus e o sistema imunológico. Seguindo esse intuito apresenta-se um modelo matemático, composto de equações diferenciais ordinárias não lineares de primeira ordem, que descreve a ação do sistema imunológico adaptativo, afim de eliminar antígenos, através da resposta humoral e celular. Acredita-se que através desse estudo será possível identificar de que forma o sistema imunológico poderia ser estimulado para debelar uma infecção. Estudo quantitativo dessa infecção microscópica será, posteriormente, útil em estudo microscópico da transmissão de rotavírus em humanos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINHEIRO, Andressa. Modelagem matematica da interação dos rotavirus com o sistema imunologico. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica Campinas, SP.