Busca avançada
Ano de início
Entree

Variações sobre o preto e o negro na pintura moderna

Processo: 07/52149-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes Plásticas
Pesquisador responsável:Marco Garaude Giannotti
Beneficiário:Marcela Freire Rangel
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crítica de arte   Pintores de obras   Pinturas (arte)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Manet | Negro | Pintura | Pintura Brasileira | Preto | Teoria Cores

Resumo

Essa pesquisa visa a comprovar que há uma diferença entre a cor preta (o preto) e a cor negra (o negro-cor) na pintura ocidental. A comprovação da hipótese se dará pela compilação de material teórico e entrevistas, somados à análise de algumas obras pictóricas pertencentes a acervos brasileiros. Entre as obras analisadas encontrar-se-ão pinturas dos brasileiros Eduardo Sued e Iberê Camargo, dos franceses Édouard Manet, Henri Matisse e Pierre Soulages, dos espanhóis Goya e Velázquez e do italiano Ticiano. Com a análise dessas obras pretende-se, também, listar as técnicas que produziram as diferenças cromáticas do preto e do negro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RANGEL, Marcela Freire. Variações sobre o preto e o negro na pintura moderna. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.