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Variações sobre o preto e o negro na pintura moderna

Texto completo
Autor(es):
Marcela Freire Rangel
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo. , ilustrações.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Marco Garaude Giannotti; Agnaldo Aricê Caldas Farias; Celso Fernando Favaretto; Sonia Salzstein Goldberg; Luiz Claudio Mubarac
Orientador: Marco Garaude Giannotti
Área do conhecimento: Linguística, Letras e Artes - Artes
Indexada em: Banco de Dados Bibliográficos da USP-DEDALUS; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - USP
Localização: Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Biblioteca Maria Luiza M. da Cunha; t759.05; R196v
Resumo

Esse estudo trata de seis variações do preto na pintura. O trabalho apresenta telas de Edouard Manet, Vincent van Gogh, Henry Matisse, Iberê Camargo, Eduardo Sued e Pierre Soulages. A pesquisa das obras e procedimentos poéticos desses pintores visa a indicar para diversas maneiras como o preto, não mais usado para o sombreado, se transforma em áreas de cor e como esses campos cromáticos atuam nas pinturas. A análise mostra que a cor preta, na qual há variações de tonalidade e saturação, pode ser usada como um meio de tensão cromática na superfície pictórica, como um elemento expressivo, ou para criar uma nova espacialidade para além do plano do quadro. Vale a pena notar que esses usos não são mutuamente exclusivos e, por exemplo, o preto que cria a tensão cromática pode ser expressivo e criar uma nova espacialidade. (AU)

Processo FAPESP: 07/52149-7 - Variações sobre o preto e o negro na pintura moderna
Beneficiário:Marcela Freire Rangel
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado