Van Gogh em sua correspondência: auto imagem e o artista moderno
Aspectos da estética japonesa na produção de Vincent van Gogh
O processo de criação em dança e sua relação com elementos da Arte Visual e Musica...
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Autor(es): |
Marcela Freire Rangel
Número total de Autores: 1
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Tipo de documento: | Tese de Doutorado |
Imprenta: | São Paulo. , ilustrações. |
Instituição: | Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) |
Data de defesa: | 2009-04-15 |
Membros da banca: |
Marco Garaude Giannotti;
Agnaldo Aricê Caldas Farias;
Celso Fernando Favaretto;
Sonia Salzstein Goldberg;
Luiz Claudio Mubarac
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Orientador: | Marco Garaude Giannotti |
Área do conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes |
Indexada em: | Banco de Dados Bibliográficos da USP-DEDALUS; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - USP |
Localização: | Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Biblioteca Maria Luiza M. da Cunha; t759.05; R196v |
Resumo | |
Esse estudo trata de seis variações do preto na pintura. O trabalho apresenta telas de Edouard Manet, Vincent van Gogh, Henry Matisse, Iberê Camargo, Eduardo Sued e Pierre Soulages. A pesquisa das obras e procedimentos poéticos desses pintores visa a indicar para diversas maneiras como o preto, não mais usado para o sombreado, se transforma em áreas de cor e como esses campos cromáticos atuam nas pinturas. A análise mostra que a cor preta, na qual há variações de tonalidade e saturação, pode ser usada como um meio de tensão cromática na superfície pictórica, como um elemento expressivo, ou para criar uma nova espacialidade para além do plano do quadro. Vale a pena notar que esses usos não são mutuamente exclusivos e, por exemplo, o preto que cria a tensão cromática pode ser expressivo e criar uma nova espacialidade. (AU) | |
Processo FAPESP: | 07/52149-7 - Variações sobre o preto e o negro na pintura moderna |
Beneficiário: | Marcela Freire Rangel |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |