Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da via do oxido nitrico no locus coeruleus na eutermia e febre.

Processo: 07/50902-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Pesquisador responsável:Luiz Guilherme de Siqueira Branco
Beneficiário:Renato Nery Soriano
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/11766-0 - Controle neuroquímico da temperatura corporal, AP.TEM
Assunto(s):Locus cerúleo   Lipopolissacarídeos   Endotoxinas   Óxido nítrico   Febre
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cgmp | Endotoxina | Febre | Locus Coeruleus | Lps | Oxido Nitrico

Resumo

Alguns mediadores, paralelamente à PGE2, têm sido considerados efetivos na modulação da febre. Dentre esses, nosso grupo descreveu o envolvimento dos neurotransmissores gasosos, óxido nítrico (NO) e monóxido de carbono (CO), na febre induzida por LPS. No entanto, uma vez que na maioria desses estudos o envolvimento do NO ou CO na resposta febril foi avaliado intracerebroventricularmente (i.c.v.), permaneceram desconhecidos, em grande parte, os sítios de ação desses mediadores gasosos. A área pré-óptica anteroventral (AVPO), centro termossensível e termointegrador do SNC, é um dos sítios de ação do NO, e nessa região o NO exerce, por meio do cGMP intracelular, papel antipirético (Steíner e cols., 2002). O lócus coeruleus (LC), núcleo pontino que possui o maior conjunto de neurônios catecolaminérgicos do SNC, foi sugerido como parte da via neuronal termo efetora, contribuindo para a ativação da termogênese na febre induzida por LPS em ratos (Almeida e cols., 2004). Recentemente, Ravanelli e cols. (2007) documentaram que o CO exerce papel antipirético nesse núcleo. Considerando a presença da NOS e a participação do NO na transmissão sináptica no LC de ratos (Xu e cols., 1994), é possível que esse núcleo seja outro sítio no qual o NO exerce um papel modulatório sobre a febre. A hipótese é que a via NO-cGMP modula a febre induzida por LPS no LC de ratos não-anestesiados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, M. CAMILA; HEW-BUTLER, TAMARA; SORIANO, RENATO N.; RAO, SARA; WANG, WEIYA; WANG, JUDY; TAMAYO, NURIA; OLIVEIRA, DANIELA L.; NUCCI, TATIANE B.; ARYAL, PRAFULLA; et al. Pharmacological Blockade of the Cold Receptor TRPM8 Attenuates Autonomic and Behavioral Cold Defenses and Decreases Deep Body Temperature. JOURNAL OF NEUROSCIENCE, v. 32, n. 6, p. 2086-2099, . (07/50902-0)