Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da conexina 43 no miocardio de caes antes e apos a aplicacao da circulacao extracorporea.

Processo: 06/58511-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2007
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Angelo João Stopiglia
Beneficiário:Andre Luis Soares dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Circulação extracorpórea   Miocárdio   Conexina 43   Cães
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cao | Circulacao Extracorporea | Conexina 43 | Miocardio

Resumo

A circulação extracorpórea (CEC) constitui-se em técnica utilizada em medicina humana para a realização de diversos procedimentos operatórios cardíacos, não sendo empregada, entretanto, rotineiramente em medicina veterinária. Estudos têm sido realizados visando a possibilitar o uso de tal técnica em cirurgias cardíacas veterinárias, contudo não avaliando-se a conexina 43, proteína responsável pela formação das junções intercelulares do tipo gap, envolvida no controle da homeostasia tecidual, crescimento e proliferação celular. Diante da escassez de trabalhos na literatura, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a presença e a localização da conexina 43 no miocárdio de cães submetidos à circulação extracorpórea, por imunoistoquímica e sua expressão por Western Blot (conexina) e Real Time RT-PCR (RNAm), acreditando que o presente estudo possa trazer subsídios ao melhor entendimento da técnica de circulação extracorpórea em cães. Serão estudados 05 cães sem raça definida (Canis familiaris), adultos, machos e fêmeas, com idades variadas, pesando entre 15 e 20 quilos, hígidos, submetidos a CEC por duas horas, sendo que o material biopsiado do miocárdio será coletado em três momentos: após a anestesia dos cães, imediatamente após o desmame da CEC e uma hora após o referido desmame. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Andre Luis Soares dos. Avaliação da expressão da conexina 43 no miocárdio de cães indenes submetidos ou não à técnica de circulação extracorpórea. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.