Busca avançada
Ano de início
Entree

Flauta doce e a arte de preludiar: traducao comentada do tratado "l'art de preluder" (paris, 1719) de jacques martin hotteterre "le romain".

Processo: 07/52158-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Gilmar Roberto Jardim
Beneficiário:Renata Pereira
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tradução   Práticas interpretativas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Flauta Doce | L Art De Preluder | Musica Barroca Francesa | Praticas Interpretativas | Traducao

Resumo

A pesquisa a ser realizada consiste na tradução comentada do livro “L'Art de Preluder” (Paris, 1719). O tratado de Jacques Martin Hotteterre (1674-1763), uma das fontes setecentistas mais importantes para o estudo da performance da música barroca francesa, poderá, através deste trabalho, tomar-se acessível aos estudantes de música e principalmente aos instrumentistas que se preocupam com uma performance historicamente orientada. O estudo a ser desenvolvido (âmbito histórico) será uma grande conquista para os estudantes de flauta doce e de instrumentos de sopro em geral no Brasil, pois provera o acesso a essas fontes em língua portuguesa. Essa contribuição é fundamental para o estudo da música barroca, principalmente para instrumentos de sopro, e incentivará o surgimento de outros trabalhos na área. Além disso, este material colaborará para modificar a imagem da flauta doce, recuperando a importância que tinha no século XVIII como instrumento base para o estudo da música de sopros, e não limitando-a somente ao aspecto pedagógico da iniciação musical. O conteúdo proposto por este trabalho (tradução, análise, comentários), proporcionará elementos para pesquisa e prática da música do séc. XVIII, contribuindo para alinhar as pesquisas nacionais com uma das correntes muito em voga na musicologia, a vertente historicamente orientada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Renata. Flauta doce e a arte de preludiar: tradução comentada do tratado L\'Art de Preluder (1719) de Jacques Martin Hotteterre - Le Romain. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.