Busca avançada
Ano de início
Entree

Silvestro ganassi: opera intitulata fontegara. um estudo sistematico do tratado abordando aspectos da tecnica da flauta doce e da musica instrumental veneziana do seculo xvi.

Processo: 07/56930-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Paulo Mugayar Kühl
Beneficiário:Giulia da Rocha Tettamanti
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Século XVI

Resumo

Este projeto contempla a teoria e prática da música italiana do século XVI através do estudo da Opera Intitulata Fontegara, la quale insegna a sonare di flauto chó tutta l’arte opportuna a esso istrumento massime il diminuire il quale sarà utile ad ogni istrumento di fiato et chorde: et ancora a chi si dileta di canto, co[m]posta per Sylvestro Ganassi dal Fontego sonator delia Illma. Sa. D. V, impressa pelo próprio autor em Veneza no ano de 1535. Esta obra é o primeiro tratado italiano de diminuições (prática de improvisação corrente nos séculos XVI e XVII) e oferece a primeira avaliação completa e profunda envolvendo os diversos aspectos da prática de um único instrumento - a flauta doce. Busca-se elucidar os motivos que transformaram Veneza no principal centro de música instrumental da Europa durante o século XVI e inicio do XVII e que levaram à publicação de uma obra como Fontegara. Também se investiga de que forma se insere nesse cenário a atuante figura de Silvestro Ganassi de Fontego, músico da "Illustrissima Signoria di Venetia" conhecido pelo seu virtuosismo ao tocar flauta doce, e também excelente instrumentista de viola da gamba, cometo e alaúde. Finalmente, propõe-se a tradução do tratado, com uma reflexão sobre as diversas questões envolvidas e com um aparato crítico de notas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TETTAMANTI, Giulia da Rocha. Silvestro Ganassi : obra intitulada Fontegara : um estudo sistemático do tratado abordando aspectos da técnica da flauta doce e da música instrumental do Século XVI. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.