Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle de amortecimento em sistemas de potência: uma abordagem de projeto via LMIs

Processo: 07/00062-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Rodrigo Andrade Ramos
Beneficiário:Marcelo Favoretto Castoldi
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Controle robusto

Resumo

Este projeto de doutorado visa o desenvolvimento de uma nova abordagem para o projeto de controladores para amortecimento de oscilações eletromecânicas em sistemas elétricos de potência. Dado que tais controladores precisam ser robustos com relação às variações no ponto de operação do sistema elétrico, propõe-se a aplicação de uma técnica de controle robusto baseada na resolução de desigualdades matriciais lineares para o tratamento deste problema. A técnica proposta inova com relação a outras abordagens já existentes (inclusive aquelas anteriormente desenvolvidas pelo próprio orientador do candidato) no sentido de permitir o uso de funções auxiliares menos restritivas, o que confere à mesma um potencial de gerar controladores menos conservadores e mais eficientes do que os já existentes ou propostos na literatura. A técnica desenvolvida neste trabalho de doutorado deverá ser testada no projeto de controladores do tipo Power System Stabilizer e de controladores suplementares para dispositivos Flexible AC Trasmission System, ambos utilizados frequentemente no amortecimento de oscilações em sistemas de potência.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASTOLDI, M. F.; SANCHES, D. S.; MANSOUR, M. R.; BRETAS, N. G.; RAMOS, R. A. A hybrid algorithm to tune power oscillation dampers for FACTS devices in power systems. CONTROL ENGINEERING PRACTICE, v. 24, p. 25-32, MAR 2014. Citações Web of Science: 16.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASTOLDI, Marcelo Favoretto. Algoritmo híbrido para projeto de controladores de amortecimento de sistemas elétricos de potência utilizando algoritmos genéticos e gradiente descendente. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.