Busca avançada
Ano de início
Entree

A folia do divino: experiencia e devocao em sao luiz do paraitinga.

Processo: 07/52109-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Teoria Antropológica
Pesquisador responsável:John Cowart Dawsey
Beneficiário:Adriana de Oliveira Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/53006-2 - Antropologia da performance: drama, estética e ritual, AP.TEM
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antropologia Da Experiencia | Antropologia E Perfomance | Festa Do Divino

Resumo

Desejo estudar as relações entre dramas sociais e manifestações performáticas, interpretando a Festa do Divino como um momento privilegiado de diálogo e dialogia entre a tradição e a modernidade. Para tanto, pretendo utilizar a perspectiva teórico-metodológica da antropologia da performance e da antropologia da experiência, a partir do debate realizado por Victor Turner e Richard Schechner, Decidi analisar a Festa do Divino em São Luís do Paraitinga pelo fato de esta cidade ter recebido o curioso título de "A mais brasileira das cidades paulistas" (Condephaat, 1981), e ser pródiga em criar movimentos para "preservar" não apenas a cultura local quanto a nacional, como a Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci). A representação da cidade como o lugar onde uma população tradicional, devota e festeira "vive muito bem, obrigada", a poucos quilômetros da civilização "tecnológica", é recorrente em reportagens e pesquisas acadêmicas, e tem sido utilizada como estratégia para trazer pessoas e dinheiro de fora. Entre "nostálgicos" e "descolados", se os grupos e seus interesses variam, um desejo parece comum: a busca de uma experiência - turística, religiosa etc. - "autêntica". Assim, a cidade pode ser interpretada como um palco onde atuam diferentes atores, com diferentes motivações, compondo um cenário tanto "paradisíaco" quanto "tenso". A ilusão perfeita se faz, desfaz e refaz continuamente através de múltiplas práticas, sentidos, trocas e conflitos culturais, especialmente observáveis em momentos extraordinários como a Festa do Divino. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Adriana de Oliveira. A folia do Divino: experiência e devoção em São Luís do Paraitinga e Lagoinha. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.