Busca avançada
Ano de início
Entree

Cultivo consorciado de tomateiro rasteiro e berinjeleira: efeito na fenologia e producao das especies, na eficiencia de uso da area e viabilidade economica dos consorcios.

Processo: 08/51449-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Arthur Bernardes Cecílio Filho
Beneficiário:Anarlete Ursulino Alves
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Lycopersicon esculentum   Rentabilidade   Sistemas de cultivo   Solanum melongena
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultivo Consorciado | Epoca De Cultivo | Lycopersicon Esculentum | Rentabilidade | Sistema De Cultivo | Solanum Melongena

Resumo

A expressão "agricultura familiar" vem ganhando legitimidade social e política no Brasil e a sua importância e papel são reafirmados em uma perspectiva diferenciada de desenvolvimento. Sabe-se que a olericultura, geralmente, é realizada em pequenas áreas. Cerca de 60% das propriedades possuem menos de 10 hectares, com explorações típicas de agricultura familiar e que 75% da produção de hortaliças do Brasil advém de agricultura familiar. Nestas pequenas propriedades, a diversificação da produção constitui-se em uma estratégia encontrada pelo pequeno produtor para sua sustentabilidade econômica. Dentre algumas opções para contribuir com a otimização da área e aumento da renda da pequena propriedade, em concordância com a proposta de diversificação de culturas, tem-se o cultivo consorciado de hortaliças. Objetiva-se com o este trabalho avaliar a interação entre as culturas de tomate e berinjela em consórcio e sua conseqüência sobre a fenologia, produtividade e qualidade dos frutos produzidos; avaliar o efeito da época do ano e da época de transplante da berinjela em relação ao transplante do tomateiro sobre a viabilidade agro econômica; quantificar o aumento da eficiência de utilização da área nos consórcios em relação aos cultivos solteiros ou monoculturas, por meio do índice de Eficiência do uso de área, e realizar análise econômica dos consórcios tomate e berinjela, estabelecidos em diferentes épocas. Os experimentos serão realizados a campo, na UNESP-Jaboticabal, de agosto/2008 a janeiro/2009 e o segundo de dezembro/2008 a maio/2009. Em cada experimento serão avaliados 15 tratamentos, os quais resultam da combinação dos fatores: sistemas de cultivo (consórcio e solteiro) e épocas de transplante da berinjela (-15, -10, -5, 0, 5, 10 e 15 dias após o transplante do tomateiro). Os experimentos serão conduzidos em blocos casualizados, com três repetições. Posteriormente, será feita a análise conjunta dos experimentos para época de cultivo. Para ambas as espécies serão avaliadas: Teores de macro e micronutrientes na folha diagnóstica (estado nutricional); Início do florescimento; Ciclo; Número de frutos de tomate e de berinjela: Massa média de frutos; Produtividade; Classificação da produção: índice de Eficiência de uso da Área (UEA) (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALVES, Anarlete Ursulino. Desempenho do consórcio de tomateiro e berinjeleira em função das épocas de transplante e de cultivo. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.