Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de mecanismos regulatorio envolvidos na cicatrizacao e reparo tecidual em linhagens de camundongos geneticamente selecionada para maxima ou minima resposta inflamatoria aguda.

Processo: 07/51660-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 17 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunogenética
Pesquisador responsável:Marcelo de Franco
Beneficiário:Ludmila Valino Garcia
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/05486-7 - Determinação de fatores genéticos que afetam a resistência ou susceptibilidade à carcinogênese química e à intensidade da resposta inflamatória aguda, empregando modelo de linhagens de camundongos, AP.TEM
Assunto(s):Locos de características quantitativas   Reparo tecidual   Inflamação aguda
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Inflamacao Aguda | Influxo De Netrofilos | Qtl | Reparo Tecidual

Resumo

A cicatrização e o reparo tecidual são fenótipos submetidos a uma herança poligênica cujo processo é dividido em três estágios dependentes da presença e sinalização por citocinas, ação de fatores de crescimento no epitélio e células imunes que fazem à regeneração do tecido danificado. Os trabalhos realizados sobre analise de segregação em diferentes linhagens de camundongos isogênicos localizaram QTL envolvidos na cicatrização e no reparo tecidual, como também diferenças do controle gênico para o fenótipo expresso por machos e fêmeas, e diferenças no tempo de cicatrização devido a uma maior permanência de células imunes no local. Este projeto tem como objetivo estudar o fenótipo de cicatrização e reparo tecidual em uma linhagem geneticamente selecionada para, resposta inflamatória aguda através do estudo de segregação da população F2 de AIRmax e AIRmin, pela indução de uma injúria realizada na orelha. Assim, analisaremos o tempo de cicatrização e regressão da injúria, utilizaremos a marcação gênica por micros-satélites para buscar novas regiões cromossômicas que estejam envolvidas nos dois processos, comparando com a literatura existente. Estudaremos por expressão gênica citocinas pró e anti-inflamatórias e de alguns genes localizados no cromossomo 1 envolvidos na inflamação e candidatos ao fenótipo. As citocinas também serão detectadas no local através de ensaios imuno-enzimáticos. E finalmente realizaremos estudos histológicos do tecido das orelhas para classificar os tipos celulares. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GARCIA, Ludmila Valino. Estudo de mecanismos regulatórios envolvidos na regeneração tecidual em linhagens de camundongos geneticamente selecionados para máxima ou mínima resposta inflamatória aguda.. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.