Lazer de trabalhadores no bairro paulistano da Mooca (1900-1920)
Culturas de classe:identidade e diversidade na formacao do operariado.
Trabalhadores no Brasil: identidades, direitos e política (séculos XVII a XX)
Processo: | 07/51957-2 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de março de 2008 |
Data de Término da vigência: | 28 de fevereiro de 2010 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - História - História do Brasil |
Pesquisador responsável: | Lincoln Ferreira Secco |
Beneficiário: | Francisco Barbosa de Macedo |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Sociabilidade Operariado Cultura (sociologia) Identidade social |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Classe | Cotidiano | Cultura | Identidade | Operariado | Sociabilidade |
Resumo O projeto tem como objetivo estudar o processo de formação da classe operária em São Bernardo do Campo, no período 1960-1980, por meio da pesquisa sobre as redes informais de sociabilidade tecidas pelo operariado local. Nesse sentido, serão privilegiados aspectos das dimensões cotidianas da moradia e do lazer, bem como a apropriação da cidade delas resultante. Por intermédio da análise da greve realizada em 1980 pelos metalúrgicos sambernardenses, investigaremos as articulações entre redes densas e de largo alcance no processo de formação da classe. Nesse trabalho, nos apoiamos na obra de E. P. Thompson e em novos aportes da historiografia britânica, assim como em ampla e variada documentação que envolve: entrevistas, jornais municipais, jornal operário, anais da Câmara Municipal de São Bernardo, documentos diversos do Acervo Deops sobre a Greve de 1980 no ABC paulista e variadas séries estatísticas. (AU) | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |