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Caranguejos com cérebro: análise do hibridismo musical realizado pelo movimento manguebeat

Processo: 07/52563-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:José Eduardo Ribeiro de Paiva
Beneficiário:Ricardo de Lima Zollner Junior
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia   Música   Cultura (sociologia)   Artes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Artes | Audiovisual | Comunicacao | Cultura | Musica | Tecnologia

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como intenção estudar a gênese e as expressões artísticas adotadas pelo movimento artístico conhecido como manguebeat, também intitulado como nova cena pernambucana. Este movimento originário de Recife no inicio dos anos 90 do século XX, tem como característica primordial a hibridização, e a apropriação, seguida de uma re-significação de diferentes materiais originários da cultura popular - como o maracatu, a embolada e o coco - e também de materiais advindos da cultura de massa, da indústria cultural, em outros termos, do pop - como o rock e o funk. Assim, o projeto tem como intuito analisar como se realizaram as hibridizações culturais. Questionando quais os processos e os materiais utilizados pelos grupos do mangue, dando mais ênfase às produções fonográficas do grupo Chico Science e Nação Zumbi, pelo fato de conterem as principais características do movimento. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZOLLNER JUNIOR, Ricardo de Lima. Caranguejos com cérebro: uma análise dos hibridismos musicais realizados pelo movimento manguebeat. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.