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Funções executivas em crianças com epilepsia do lobo temporal: correlação entre a avaliação neuropsicológica e a morfometria

Processo: 05/03489-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Kette Dualibi Ramos Valente
Beneficiário:Patricia Rzezak Tencer
Instituição-sede: Instituto de Psiquiatria Doutor Antonio Carlos Pacheco e Silva (IPq). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Epilepsia   Lobo temporal   Neuroimagem   Neuropsicologia

Resumo

As alterações cognitivas, de memória e linguagem, em adultos com epilepsia do lobo temporal (ELT) encontram-se bem delineadas. Adicionalmente, há evidências de que adultos com ELT apresentam alterações de estruturas extratemporais, em especial do lobo frontal, que se expressam através de dificuldades na capacidade de planejamento e execução. Até o momento, existem duas explicações para esta disfunção: a) a influência direta da estrutura mesial lesionada e b) a influência do córtex epileptogênico do lobo temporal através de suas conexões com o lobo frontal. Há somente um estudo realizado em crianças com epilepsia do lobo temporal (Igarashi et al. 2002), usando somente um teste (Wisconsin Card Sorting Test) para avaliar as funções executivas. Nestes estudo, os autores descrevem uma pior performance nas crianças com ELT do que nas com epilepsia do lobo frontal. Em estudo realizado em nosso meio (Rzezak et al. submitted), de 20 crianças com epilepsia do lobo temporal, 16 apresentavam disfunção executiva. É controverso se crianças com ELT apresentam o mesmo tipo de disfunção observada em adultos e se, crianças com ELT decorrentes de esclerose hipocampal têm maiores déficits de funções executivas do que aqueles com lesões neocorticais temporais. Os objetivos deste estudo são:1. avaliar a presença de disfunção do lobo frontal em crianças com ELT mesial e neocortical; 2. analisar se uma destas entidades clínicas confere maior gravidade a esta disfunção na infância e 3. verificar a existência de alterações estruturais não visíveis no córtex frontal, através da morfometria, que possam explicar esta disfunção cognitiva.Serão estudadas 30 crianças com diagnóstico de ELT, sendo 15 delas com esclerose mesial temporal (EMT) e 15 com lesão neocortical. Todos estes pacientes devem apresentar lesão restrita ao lobo temporal e achados neurofisiológicos compatíveis. Pacientes cuja clínica ou dados neurofisiológicos sejam duvidosos serão excluídos do presente estudo. Trinta crianças normais, sem diagnóstico neurológico e psiquiátrico; pareados por sexo e idade com os pacientes serão avaliadas. As pontuações obtidas nos testes neuropsicológicos e os achados de imagem das estruturas cerebrais serão correlacionados entre si. Este projeto dá continuidade ao anteriormente aceito como nível de iniciação científica (Proc. FAPESP 03/06025-3). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RZEZAK, PATRICIA; GUIMARAES, CATARINA A.; FUENTES, DANIEL; GUERREIRO, MARILISA M.; VALENTE, KETTE D. Memory in children with temporal lobe epilepsy is at least partially explained by executive dysfunction. Epilepsy & Behavior, v. 25, n. 4, p. 577-584, DEC 2012. Citações Web of Science: 16.
RZEZAK, PATRICIA; GUIMARAES, CATARINA; FUENTES, DANIEL; GUERREIRO, MARILISA M.; RAMOS VALENTE, KETTE DUALIBI. Episodic and semantic memory in children with mesial temporal sclerosis. Epilepsy & Behavior, v. 21, n. 3, p. 242-247, JUL 2011. Citações Web of Science: 19.
RZEZAK, PATRICIA; FUENTES, DANIEL; GUIMARAES, CATARINA A.; THOME-SOUZA, SIGRIDE; KUCZYNSKI, EVELYN; GUERREIRO, MARILISA; VALENTE, KETTE D. R. Executive dysfunction in children and adolescents with temporal lobe epilepsy: Is the Wisconsin Card Sorting Test enough?. Epilepsy & Behavior, v. 15, n. 3, p. 376-381, JUL 2009. Citações Web of Science: 27.

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