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Avaliação das funções executivas e mnésticas em crianças com epilepsia de lobo temporal

Processo: 03/06025-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2003
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Kette Dualibi Ramos Valente
Beneficiário:Patricia Rzezak Tencer
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Epilepsia do lobo temporal   Memória (psicologia)   Neuropsicologia   Função executiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epilepsia | Funcoes Executivas | Infancia | Lobo Temporal | Memoria | Neuropsicologia

Resumo

Com a utilização de baterias de testes neuropsicológicos, foi possível reconhecer a presença de desordens cognitivas específicas em pacientes com epilepsia de lobo temporal (ELT), ficando evidenciando nestes, disfunções de memória e de linguagem. Entretanto, foram notadas, também, alterações de: estruturas extratemporais, sendo constatado que a disfunção de lobo frontal é freqüente em adultos com ELT, onde são observados prejuízos nas habilidades executivas. Até o momento, existem duas explicações para esta disfunção: a influência da estrutura mesial lesionada e a influência do córtex epileptogênico do lobo temporal através de suas conexões com o lobo frontal. Sendo os estudos da disfunção do lobo frontal em crianças bastante escassos, ainda é controverso se crianças com ELT decorrentes de Esclerose Hipocampal têm maiores déficits de funções executivas do que aqueles com lesões neocorticais temporais. Na tentativa de melhor caracterizar a disfunção do lobo frontal em crianças, o objetivo deste estudo é o de analisar sua presença em crianças com ELT, além de verificar se o envolvimento do hipocampo tem um papel primordial na gênese e na gravidade desta disfunção. Serão estudados 20 crianças com diagnóstico de ELT, sendo 10 deles com Esclerose Hipocampal e 10 com lesão neocortical e 10 crianças sem diagnóstico neurológico. Será um trabalho bicêntrico que envolverá a Universidade de São Paulo e a Universidade Estadual de Campinas. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RZEZAK, PATRICIA; GUIMARAES, CATARINA; FUENTES, DANIEL; GUERREIRO, MARILISA M.; RAMOS VALENTE, KETTE DUALIBI. Episodic and semantic memory in children with mesial temporal sclerosis. Epilepsy & Behavior, v. 21, n. 3, p. 242-247, . (05/03489-4, 03/06025-3)
RZEZAK, PATRICIA; GUIMARAES, CATARINA A.; FUENTES, DANIEL; GUERREIRO, MARILISA M.; VALENTE, KETTE D.. Memory in children with temporal lobe epilepsy is at least partially explained by executive dysfunction. Epilepsy & Behavior, v. 25, n. 4, p. 577-584, . (05/03489-4, 03/06025-3)
RZEZAK, PATRICIA; FUENTES, DANIEL; GUIMARAES, CATARINA A.; THOME-SOUZA, SIGRIDE; KUCZYNSKI, EVELYN; GUERREIRO, MARILISA; VALENTE, KETTE D. R.. Executive dysfunction in children and adolescents with temporal lobe epilepsy: Is the Wisconsin Card Sorting Test enough?. Epilepsy & Behavior, v. 15, n. 3, p. 376-381, . (05/03489-4, 03/06025-3)