Busca avançada
Ano de início
Entree

Política e memória: a polêmica sobre os jesuítas na rihgb e a política imperial (1839-1889)

Processo: 07/52835-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Izabel Andrade Marson
Beneficiário:Simone Tiago Domingos
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Jesuítas   Liberalismo   Memória coletiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ihgb | Jesuitas | Liberalismo | Memoria | Politica

Resumo

O projeto tem por objetivo identificar e analisar imagens e concepções sobre os jesuítas que emergem nas páginas da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) no período de 1839-1889. Além dos artigos e documentos publicados pela RIHGB, deverá explorar as Atas de sessões do Instituto e três obras importantes da literatura que tematizou os jesuítas, mais especialmente "Des Jésuites", de Jules Michelet, "O Jesuíta", de José de Alencar e "Jesuítas!" de Paul Féval, mencionadas por autores estrangeiros e brasileiros, e expressivas da discussão pró ou contra aqueles personagens ocorrida no Brasil e na Europa durante o século XIX. A pesquisa também pressupõe três outros objetivos específicos: fazer o mapeamento do debate que se estabeleceu a propósito deste tema entre os membros do IHGB; levantar os possíveis motivos das diferentes posições sobre o assunto, especialmente vestígios da disputa político-partidária e teses dos partidos políticos que atuaram durante o Segundo Reinado; e anotar, as concepções de história e de nação emergentes neste debate. Os historiadores que estudaram o IHGB e sua Revista reiteradamente apontaram os vínculos entre a política imperial e a produção histórica desta Instituição, e sinalizaram um diálogo entre os textos publicados pela RIHGB, os acontecimentos e a disputa político-partidária vivenciada no Segundo Reinado. De acordo com o estudo monográfico de final de curso, percebemos a existência de uma tradição anti-jesuítica que se constituiu ao longo dos séculos anteriores e se firmou no século XIX. Ela criou argumentos e fundamentou, tanto na Europa quanto no Brasil, uma corrente anticlerical muito ativa no debate político entre liberais e conservadores, especialmente durante o Segundo Reinado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DOMINGOS, Simone Tiago. Politica e memoria: a polemica sobre os jesuitas na Revista do IHGB e a politica imperial (1839-1886). 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.