Busca avançada
Ano de início
Entree

Criancas em situacao de risco: suporte social e desenvolvimento socio-emocional.

Processo: 07/53197-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de março de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Thelma Simões Matsukura
Beneficiário:Carolina Elisabeth Squassoni
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Suporte Social

Resumo

Pesquisas associando suporte social e resultados de saúde e desenvolvimento da criança têm, em sua maioria, focalizado o suporte social dos pais influenciando, indiretamente, no desenvolvimento dos filhos; poucos estudos correlacionam diretamente o suporte social recebido e percebido pela criança e aspectos de seu desenvolvimento. Considera-se que o desenvolvimento de estudos dessa natureza poderão contribuir sobre a reflexão e proposições de práticas e políticas públicas, buscando a minimização ou prevenção de problemas no desenvolvimento de crianças expostas a situações de risco pessoal e social. Objetivo: identificar possíveis correlações entre o suporte social e o desenvolvimento sócio emocional em crianças em situação de risco social e pessoal. Participantes: crianças que cursem o ensino fundamental e que estejam vinculadas às instituições não governamentais que oferecem serviços de apoio a crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal. Instrumentos: Avaliação do Suporte Social, Questionário de Capacidades e Dificuldades e o Questionário de Identificação e Caracterização da Criança. Os dados serão analisados de acordo com as planilhas de cálculo específicas de cada instrumento e as análises de correlação serão realizadas através de estudos estatísticos específicos. Os resultados serão apresentados e discutidos focalizando-se a questão do desenvolvimento e fatores de risco e proteção buscando-se caracterizar o papel do suporte social de crianças em situação de risco social e pessoal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)