Busca avançada
Ano de início
Entree

Processos de formação da identidade profissional de professores em formação continuada

Processo: 07/56531-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Angela Del Carmen Bustos Romero de Kleiman
Beneficiário:Paula Baracat de Grande
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Educação continuada   Formação continuada do professor   Identidade profissional   Letramento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Formacao Continuada | Formacao Do Professor | Identidade | Interacao | Letramento Situado | Praticas De Letramento

Resumo

Este projeto objetiva analisar o processo de formação do professor com base nas identificações de professores em curso de formação continuada com diferentes conceitos, modelos e/ou programas. Com isso, pretendo contribuir para os estudos sobre as identidades profissionais dos professores e para a reflexão sobre os programas governamentais de formação continuada. Ao investigar as representações concorrentes no discurso do professor sobre conceitos-chave da sua formação, a qual é afetada por modelos que se contradizem em diferentes cursos, penso que é necessário conhecer a atuação e a formação do professor para possibilitar sua entrada nas práticas letradas de prestígio (Kleiman, 2005). Parto da hipótese de que o processo de identificação do professor com uma representação ou com outra é uma questão identitária, sendo as identidades construídas nas interações e, portanto, consideradas múltiplas (Hall, 1998). Dessa forma, o conceito de identidade torna-se central para o percurso da pesquisa e por isso será discutido nesse projeto. As análises enfocarão o discurso de professores-alunos participantes de um curso de formação continuada, oferecido no contexto do programa Teia do Saber do estado de São Paulo pela equipe do grupo Letramento do Professor, realizado entre junho e novembro de 2006 na Unicamp, em que realizei observações participantes. Esses dados já apontam para as concorrências entre representações de conceitos pelos professores-alunos e pelos formadores. Tais análises focalizarão interações em sala de aula e textos escritos pelos professores-alunos em que é possível notar essa concorrência de representações de conceitos abordados no curso. Também pretendo gerar novos dados a partir de entrevistas com alguns desses professores-alunos e possíveis observações de aulas ministradas por eles. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GRANDE, Paula Baracat de. Processos de construção da identidade profissional de professores em formação continuada. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.