Busca avançada
Ano de início
Entree

Envolvimento dos sistemas descendentes noradrenergico e serotoninergico no controle gabaergico espinal da dor induzida por ligadura de nervo em ratos.

Processo: 05/02276-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Wiliam Alves Do Prado
Beneficiário:Quintino Moura Dias Júnior
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Dor neuropática

Resumo

O ácido gama-aminobutírico (GABA) é o mais abundante e um dos principais neurotransmissores inibitórios do sistema nervoso central de mamíferos e, como tal, exerce importante papel no controle da nocicepção, principalmente através de sua atuação sobre seus receptores, GABA A e GABA B. Várias evidências neuroquímicas e farmacológicas indicam que interneurônios GABAérgicos espinais e/ou seus receptores podem ser ativados por sistemas descendentes noradrenérgicos e serotoninérgicos de origem supra-espinais. Tem-se aventado que modificações no funcionamento desses dois sistemas podem ser importantes processos relacionados com a fisiopatologia da dor neuropática, podendo estar envolvidos no surgimento da hiperalgesia e da alodinia decorrente de lesão de nervo. A redução na atividade inibitória de neurônios GABAérgicos espinais ou alteração na atividade dos sistemas descendentes parece ser importante na gênese e manutenção da dor neuropática em modelo de ligadura de nervo. Portanto, o objetivo deste projeto é investigar o papel dos sistemas descendentes noradrenérgico e serotoninérgico na atividade GABAérgica espinal durante o curso fisiopatológico da dor neuropática induzida por ligadura dos nervos L5 e L6 em ratos.