Busca avançada
Ano de início
Entree

A questao do etnodesenvolvimento entre os Apinaje/TO.

Processo: 07/54145-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Vanessa Rosemary Lea
Beneficiário:Raquel Pereira Rocha
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Povos indígenas do Brasil

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a construção social dos gêneros masculino e feminino entre os Apinajé / TO (etnia pertencente à família lingüística Jê setentrional) a partir de uma perspectiva relacionai. São questões e temas que foram abordados inicialmente na dissertação de mestrado (ROCHA, 2001). A dissertação dedicou-se, sobretudo, a uma análise bibliográfica sobre a questão de gênero tal como se dá na etnologia indígena brasileira, especialmente, na literatura Jê. Através de uma breve pesquisa de campo, porém, foi possível visualizar e apontar algumas questões e temas referentes ao ciclo da vida Apinajé como: a construção do corpo feminino e masculino em seu estado fetal e durante a 1ª infância; a puberdade e a adolescência; casamento; teoria da concepção; separação conjugal e suas motivações; envelhecimento e sexualidade; participação feminina no âmbito das relações políticas e rituais; narrativas mitológicas, entre outros. Esse trabalho pretende, portanto, de um lado buscar o aprofundamento dessas questões e, de outro, analisar, no contexto do cotidiano e das "microhistórias", novos e relevantes aspectos ao entendimento das relações de gênero, como, por exemplo, as transformações na dinâmica dessas relações oriundas do crescente contato com o universo urbano, seja através do processo escolar ou das cisões ocorridas nos últimos anos, que têm levado a criação de pequenos aldeamentos, alguns mais próximos do espaço urbano. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHA, Raquel Pereira. O "tempo do primeiro" e o "tempo de agora" : transformação social e etnodesenvolvimento entre os Apinajé/TO. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.