Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da produção de fitase por nova levedura através da técnica de controle adaptativo do meio de cultivo

Processo: 07/54509-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Gabriela Alves Macedo
Beneficiário:Edi Franciele Ries
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Fitases   Ração
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acidica | Acido Fitico | Alimentacao Animal | Fitase | Leveduras | Termoestabilidade

Resumo

A maior parte do fósforo em cereais e sementes é estocada na forma de fitato, necessária para a germinação. Entretanto, na alimentação, o fitato é um fator antinutricional devido à sua capacidade quelante de metais e ligação com proteína. Como a hidrólise do ácido fítico é influenciada pela fitase, durante os últimos 15 anos intensificaram-se os estudos em busca de novas fontes de fitases. A adição de fitases em rações leva a uma menor excreção de fósforo nas fezes de frangos e de suínos, indicando maior biodisponibilidade de fósforo e de outros minerais normalmente quelados ao fitato, como ferro e zinco. A fitase está amplamente distribuída na natureza, é encontrada em animais, plantas e microorganismos. A enzima presente em plantas não resiste ao tratamento térmico e é menos estável às condições fisiológicas do trato gastrointestinal que a de microorganismos. As características mais procuradas nas novas fitases são a termoestabilidade a fim de não se degradarem no processo de fabricação das rações além da estabilidade ácida o que as tornaria estáveis em estômagos de monogástricos. Como fitases de leveduras ainda não são comercias, este estudo propõe a continuidade de projeto já em andamento que busca uma nova fonte de fitase de levedura termoestável e acídica de interesse comercial com características desejáveis à alimentação animal, bem como otimização de parâmetros visando maior produção enzimática e redução de custos do processo fermentativo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIES, Edi Franciele. Estudo da produção, caracterização e aplicação de nova fitase de Saccharomyces cerevisiae. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos Campinas, SP.