Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do estresse termico por calor sobre os indices zootecnicos, a integralidade do trato intestinal e a imunidade inata em frangos de corte.

Processo: 06/58677-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:João Palermo Neto
Beneficiário:Wanderley Moreno Quinteiro Filho
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/14128-0 - Neuroimunomodulação: efeitos do estresse e de citocinas nas relações bidirecionais entre os sistemas nervosos central e imune, AP.TEM
Assunto(s):Frangos de corte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Frangos De Corte | Macrofagos Peritoneias

Resumo

A neuroimunomodulação é definida como a área que estuda as inter-relações entre o sistema nervoso central (SNC) e imune (SI); sabe-se serem estas relações bidirecionais. Desta forma, não é difícil de se supor que o estresse por atuar no SNC influencie as respostas imunes. A influência do estresse sobre a função neuroimune vem sendo extensivamente estudada nos últimos anos. Diversos experimentos com animais de laboratório mostraram que o estresse pode causar modificações na resposta imune, alterando atividade de Th1 e Th2, diminuindo a atividade de macrogáfos e de células NK. Nesse sentido, acredita-se que o sistema imune de aves seja semelhante àquele do ser humano, tendo-se inclusive sugerido ser ele um modelo muito útil para o estudo da imunidade. Um tipo particular de estressor ambiental relevante à avicultura é o estresse térmico. O aumento da temperatura ambiente causa transtornos à avicultura, por prejudicar a função imune, diminuir o crescimento e a conversão alimentar desses animais, produzir desajustes fisiológicos e aumentar a suscetibilidade às doenças e o numero de mortes. Deste modo, pareceu-nos relevante analisar os efeitos de um estresse por calor em frangos de corte através de uma perspectiva neuroimune. Em especial, pretende-se avaliar os efeitos desse estresse sobre a atividade do eixo HPA (níveis de corticosterona e de catecolaminas séricas), integridade da mucosa do trato gastrointestinal e atividade de macrófagos peritoneais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
QUINTEIRO FILHO, Wanderley Moreno. Efeitos do estresse térmico por calor sobre os índices zootécnicos, a integridade do trato intestinal e a imunidade inata em frangos de corte. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.