Busca avançada
Ano de início
Entree

Oficio militante: trabalhadores graficos da cidade do rio de janeiro (1960-1980).

Processo: 07/53083-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Claudio Henrique de Moraes Batalha
Beneficiário:Cristiane Muniz Thiago
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História oral   Sindicatos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolviemnto Tecnologico | Historia Oral | Sindicato | Trabalhadores Graficos

Resumo

O objetivo deste projeto é analisar a trajetória e a atuação dos trabalhadores gráficos do Município do Rio de Janeiro dos anos 1960 a 1980 tendo como um dos referenciais a história do sindicato desta categoria. O recorte cronológico deste trabalho visa privilegiar um período pouco estudado pela historiografia sobre os gráficos. Pretendemos perceber as formas de organização desses trabalhadores nesse período e de que maneira outros espaços para além do sindicato foram utilizados nessa mobilização. Devemos ainda considerar as transformações na indústria gráfica desse período, que levam a progressiva perda do controle do processo de trabalho, e suas conseqüências para os trabalhadores. Esse grupo de gráficos constitui um lócus privilegiado de estudos seja pela história impressa nos jornais do sindicato e em outros jornais operários ou pelo fato de que ainda hoje muitos desses militantes permanecem articulados no Departamento de Aposentados do sindicato. Além disso, podemos encontrar nesse conjunto diferentes gerações de operários que perceberam as transformações de seu processo de trabalho a partir de um ângulo particular. Como base para as análises propostas, utilizaremos uma série de fontes: documentos sindicais, relatórios da polícia política, periódicos, bem como entrevistas. A partir dessa perspectiva, pretendemos ultrapassar o espaço do sindicato e compreender a história dos trabalhadores da categoria gráfica dentro da diversidade de orientações políticas que norteou esses militantes nas décadas de 1960 a 1980. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
THIAGO, Cristiane Muniz. Ofício militante: trabalhadores gráficos da cidade do Rio de Janeiro (1960-1980). 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.