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A concepcao do exito no ensino de historia para alunos com deficiencia mental matriculados nas escolas regulares estaduais da dre assis - sp.

Processo: 07/52827-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Anna Augusta Sampaio de Oliveira
Beneficiário:Luis Henrique da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Ensino de história   Deficiência mental   Inclusão escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deficiencia Mental | Educacao Especial | Ensino De Historia | Inclusao Escolar

Resumo

Segundo Estatística do Ministério da Educação e Cultura (MEC/SEESP 2006), de 1998 a 2005, foram registradas 218.320 novas matrículas inclusivas nas escolas regulares, sendo 65,4% no ensino fundamental. Considerando que, em 2005, 43,4% do total destas matrículas foram de alunos com deficiência mental, propõe-se descrever e analisar os caminhos encontrados pelos professores de história do ensino fundamental (5a a 8a séries), na busca pelo êxito no ensino em escolas regulares de Assis, sudoeste de São Paulo, a partir do esclarecimento das seguintes questões que direcionam a pesquisa: Quais as condições iniciais encontradas pelo professor para a realização do seu trabalho e do próprio aluno com deficiência mental nas aulas de história? Qual a metodologia utilizada para o ensino e aprendizagem de história segundo estas condições iniciais? Qual a soma dos fatores que constituem e sustentam a compreensão do êxito no ensino desta disciplina para alunos com deficiência mental? Para a realização do trabalho, após apresentado o mapa de atendimento educacional do município (fornecido pela Secretaria Municipal de Educação), será realizada entrevista com os alunos com deficiência mental e aplicado questionário aos professores de história, sendo o resultado das coletas de dados, estudado através do Método de Análise Textual Qualitativo. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Luis Henrique da. A concepção de êxito no ensino de história para alunos com deficiência intelectual. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.