Busca avançada
Ano de início
Entree

Losartan na morfologia do musculo esqueletico do modelo golden retriever muscular dystrophy: uma droga promissora para a regeneracao da musculatura distrofica?

Processo: 07/52203-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Maria Angelica Miglino
Beneficiário:Marina Brito Silva
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Losartan   Reabilitação   Cão Golden Retriever   Terapêutica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Canine | Golden Retriever | Losartan | Rehabilitation | Terapeutica

Resumo

A Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é uma miopatia degenerativa progressiva, caracterizada pela ausência da proteína distrofina na superfície da membrana da célula muscular. Esta proteína está relacionada com a estabilidade da membrana sarcoplasmática, portanto, sem ela o músculo fica mais susceptível a lesão durante a contração e como conseqüência, há perda da massa e função muscular. O modelo canino Golden Retriever Muscular Dystrophy (GRMD) é o modelo animal mais similar a DMD humana. Por ser geneticamente homólogo a ela, compartilha seu quadro de miopatia severa e desenvolvimento clínico letal. Em ambas as doenças, a necrose e regeneração começam cedo no músculo esquelético e estão associados com a proliferação do tecido conectivo. Não existe até o momento uma terapia efetiva em bloquear ou reverter o processo da distrofia muscular. Neste sentido, a busca de terapias paralelas e medicamentosas que possam melhorar a condição vital do paciente, por retardo da progressão dos sinais clínicos, é de grande importância, uma vez que, melhoram a qualidade de vida dos mesmos. Dentre os agentes terapêuticos propostos para uso no paciente DMD, o losartan pode ser bastante promissor, uma vez que no modelo mdx mostrou equilibrar os ciclos de degeneração e reparação. Sendo estes ciclos os principais responsáveis pela perda progressiva de massa e força muscular em portadores de DMD, tornam-se necessário pesquisas para elucidar seu papel em um modelo experimental mais próximo do humano, o GRMD, gerando novos conhecimentos sobre o assunto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Marina Brito. O Efeito do Losartan na morfologia do músculo esquelético do modelo Golden Retriever Muscular Dystrophy: uma droga promissora para a regeneração da musculatura distrófica?. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.