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Representações do negro em Manuel Querino: um projeto de identidade nacional

Processo: 07/52568-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Márcia Regina Capelari Naxara
Beneficiário:Carlos Antonio dos Reis
Instituição Sede: Faculdade de História, Direito e Serviço Social. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Identidade nacional   Cientificismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil Xix E Xx | Cientificismo | Identidade Nacional | Manuel Querino | Nina Rodrigues | Raca

Resumo

Considerando as mudanças de ordem política, econômica e social que marcaram a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX, verificamos que ganhou importância, no período, a busca de respostas para questões fundamentais quanto ao entendimento do Brasil como nação em formação e carente de uma identidade que abarcasse sua população. A imagem difundida era a de um povo enfermo e incapaz de constituir a Nação, devido à sua composição racial, indesejada pelos padrões positivistas, evolucionistas e darwinistas sociais de caráter mesológico e naturalizadores da sociedade, então em voga. Proponho nesse projeto uma análise do pensamento de Manuel Querino, folclorista e militante das causas negras que procurou pensar o nacional partindo da variável raça. O objetivo é situá-lo dentro de um grupo de intelectuais preocupados com a construção de uma nacionalidade brasileira resultante da mistura das raças, dentre os quais destacam-se Silvio Romero, Manoel Bomfim e Nina Rodrigues. Mais que isso, busco delimitar o espaço ocupado por Querino e a forma como sua abordagem o diferenciou dos demais, sentido em que o diálogo com Nina Rodrigues mostra-se fértil, uma vez que o mesmo preocupou-se com as "mazelas" que a população de cor (degenerada) traria ao Brasil, ao passo que Manuel Querino interessou-se em reverter à situação de inferioridade imputada a tais camadas da população, que considerava descaracterizados e marginalizados no processo de construção da nacionalidade brasileira. (AU)

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