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Cristianismo ortodoxo versus cristianismo heterodoxo: uma analise politico religiosa da contenda entre basilio de cesareia e eunomio de cizico. (sec. iv d.c.).

Processo: 07/52570-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Margarida Maria de Carvalho
Beneficiário:Helena Amália Papa
Instituição Sede: Faculdade de História, Direito e Serviço Social. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Antiguidade tardia   Roma Antiga
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antiguidade Tardia | Basilio De Cesareia | Cristianismo Heterodoxo | Cristianismo Ortodoxo | Eunomio De Cizico | Roma Antiga

Resumo

Basílio de Cesaréia (330 d.C.-370 d.C.) foi um autor cristão do Império Romano Oriental do século IV d.C. Esse Bispo possuía uma ideologia político-religiosa que refletia o ideal do grupo ao qual pertencia: intelectuais cristãos ortodoxos. Nesse aspecto podemos considerar suas obras documentos assaz relevantes para compreendermos pensamentos político-culturais e dados administrativos da época do autor. Diante de um (quadro multifacetado de conflitos, político-religiosos ocorridos no período, destacamos a contenda existente entre os cristãos ortodoxos versus cristãos heterodoxos; aspecto esse ainda pouco explorado pela historiografia sobre o século IV d.C. És por meio de dois discursos, a saber: Contra Eunômio, do Bispo Basílio de Cesaréia (cristão ortodoxo) e Apologia, do Bispo Eunômio de Cízico (cristão heterodoxo), que pretendemos conhecer um dos cenários que compõe o universo político-cultural do século IV d.C. Dessa forma, consideramos de grande relevância analisar a obra do Bispo ariano Eunômio para fornecer-nos subsídios para entender a contenda entre o cristianismo ortodoxo e o cristianismo heterodoxo. Seguindo esse pressuposto, acreditamos que os discursos Contra Eunômio e Apologia cumprem um propósito político-cultural que deve ser interpretado. Para isso, utilizaremos um modelo comparativo entre as representações dos pensamentos político-religiosos ortodoxos (Bispo Basílio de Cesaréia) e político-religiosos heterodoxos (Bispo Eunômio de Cízico). (AU)

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