Busca avançada
Ano de início
Entree

Argumentacao cientifica em um filme infanto-juvenil e na escrita dos alunos: uma relacao possivel?

Processo: 07/52659-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Silvia Luzia Frateschi Trivelato
Beneficiário:Érica Cavalcanti de Albuquerque Dell Asem
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de ciências
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino De Ciencias | Formacao Inicial Docente | Recursos Nao Didaticos

Resumo

Cada vez mais entendemos o ensino de ciências como algo desafiador e estimulante aos professores das áreas de Biologia, Física e Química. Trabalhar o ensino de ciências visa despertar novos anseios e possibilidades em nossos alunos, para assim refletirem e entenderem as relações com o meio em que vivem, tornando-os parte ativa do processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, um aspecto que deve ser enfocado, é a cultura em que estamos inseridos. Cultura esta, em que somos bombardeados diariamente por diferentes tipos de informação, como filmes, documentários, jornais, revistas, novelas, propagandas. Além disso, tais recursos são constituídos por metáforas, que trazem uma idéia de ciência, a partir das quais construímos nossas próprias idéias sobre ciências. Esse projeto visa investigar que conteúdos de aprendizagem são identificados por professores de ciências em formação nesses recursos não didáticos e como eles entendem as metáforas inseridas nesses recursos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ASEM, Érica Cavalcanti de Albuquerque Dell. Argumentos, conhecimentos e valores em respostas a questões sociocientíficas - um caso no ensino fundamental. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI) São Paulo.