Busca avançada
Ano de início
Entree

Depositos gravitacionais, marinhos e fluviais e a evolucao geomorfologica da planicie sedimentar de caraguatatuba-sp.

Processo: 07/53644-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Francisco Sergio Bernardes Ladeira
Beneficiário:Estefano Seneme Gobbi
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deposicao Sedimentar | Escorregamento De Massa | Ingressaomarinha | Planicie De Caraguatatuba

Resumo

Concomitantemente com o projeto "Estudos de Previsibilidade de Eventos Meteorológicos Extremos na Serra do Mar" (FAPESP 2004/09649-0), desenvolvido pela UNICAMP, CPTEC/INPE, IPT, ITA e UFRJ, esta dissertação visa compreender a evolução geomorfológica da Planície Sedimentar de Caraguatatuba e a relação entre os depósitos gravitacionais, marinhos e fluviais. A Planície Sedimentar de Caraguatatuba é a maior de todas as 'praias de bolso' do litoral norte paulista, tendo como característica a grande proximidade das escarpas da Serra do Mar em relação a atual zona de arrebentação de ondas, diferenciando-se de outras planícies em zonas adjacentes a sua área, como pelo fato de possuir uma coluna de depósitos de aproximadamente 44 metros de espessura (FÚLFARO, et al, 1976), com gênese de deposição de material variada, podendo ser diferenciado pelos seus componentes. Em estudos anteriores realizados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), foi verificado que estes sedimentos podem ser de origem marinha (por meio de ingressões propiciadas por variações glácio-eustáticas), de origem coluvionar (oriundas de escorregamentos de massa) e aluvionares (já que a drenagem local é dinâmica, devido às variações no nível do mar e a carga de material oferecido pela Serra do Mar). Desta forma, a coluna geológica desta planície constitui-se de uma maneira extremamente diferenciada no que diz respeito à gênese dos sedimentos que a constituem. É pretendida com este trabalho, a compreensão de todas as fases de deposição sedimentar no… (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOBBI, Estefano Seneme. Depositos gravitacionais, marinhos e fluviais e a evolução geomorfologica da planicie sedimentar de Caraguatatuba-SP. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Campinas, SP.