Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento, cultivo e potencial de diferenciacao de celulas tronco embrionarias felinas derivadas de embrioes piv e partenogeneticos.

Processo: 07/53558-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Fernanda da Cruz Landim
Beneficiário:Tatiana da Silva Rascado
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Partenogênese   Células-tronco embrionárias   Pluripotência   Felidae
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Celulas Tronco Embrionarias | Felino | Nanog | Oct R | Partenogenese | Pluripotencia

Resumo

Este projeto objetiva isolar, cultivar e comparar a capacidade de diferenciação in vivo das células tronco embrionárias obtidas de embriões PIV e partenogenéticos. Para a realização deste experimento serão utilizadas gatas púberes, as quais serão castradas e seus ovários submetidos a slicing para obtenção dos complexos cumulus oophorus (CCO). Os CCO serão lavados e, posteriormente, maturados durante 36 horas. Parte desses oócitos serão fertilizados e incubados por 22 horas, sendo cultivados durante sete dias. O restante passará por processo de ativação obedecendo o mesmo período de cultivo. A massa celular interna dos blastocistos iniciais obtidos de ambos os grupos será isolada por microcirurgia e implantada sobre a monocamada de fibroblastos felinos inativados previamente preparada em placas de cultivo banhadas com solução contendo gelatina de pele de suíno a 0,1%, onde serão cultivadas. A cada 10 dias as colônias estabelecidas serão repicadas e após 10 repiques as linhas celulares serão congeladas. Para analisar as condições de cultivo, a viabilidade celular será avaliada por citometria de fluxo e pelos corantes Hoescht 33342 e lodeto de Propídeo. A plasticidade das linhas celulares será confirmada pela expressão gênica dos genes Oct 4 e Nanog e a capacidade de diferenciação de ambos tipos celulares será comparado através da análise histopatológica dos teratomas formados quando as células forem inoculadas em ratos imunossuprimidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)