Busca avançada
Ano de início
Entree

Vinculando parâmetros cosmológicos através do efeito Sunyaev-Zeldovich e testes complementares

Processo: 07/52912-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 30 de abril de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Extragaláctica
Pesquisador responsável:Jose Ademir Sales de Lima
Beneficiário:Rodrigo Fernandes Lira de Holanda
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Expansão do universo   Raios X   Energia escura

Resumo

O presente projeto de doutorado visa estabelecer vínculos em alguns parâmetros cosmológicos básicos, dentre eles: a constante de Hubble, os parâmetros de densidade da matéria escura e da energia escura. Tais limites serão obtidos “considerando os mais variados modelos acelerados do universo no contexto da Relatividade Geral. Nossa análise será baseada no efeito originalmente previsto por Sunyaev e Zeldovich (1970, 1972, 1980), em combinação com outros testes cosmológicos, com especial ênfase para os dados provenientes do brilho em Raios-X dos aglomerados de galáxias, sua Tração de massa na forma de gás quente e também na assinatura das oscilações acústicas dos bárions (Baryon Acoustic Oscillations - BAO). Utilizando o efeito Sunyaev-Zeldovich, investigaremos também o grau de precisão das possíveis leis de decaimento para a temperatura da radiação cósmica de fundo (RCF), quando a energia escura é representada por um termo A - variável como ocorre nas cosmologias com decaimento do vácuo. Pretendemos ainda identificar qual modelo de energia escura é mais compatível com as observações oriundas exclusivamente dos aglomerados de galáxias, a saber: o ESZ, o espectro de Raios-X e a fração de massa do gás. As observações do ESZ e outros dados de aglomerados de galáxias, tais como a fração de massa do gás e a brilho em raios-X já constituem uma ferramenta poderosa para testar modelos cosmológicos dirigidos por energia escura e comparar com os resultados de testes provenientes de observações independentes. Certamente, as. novas amostras de dados de aglomerados que serão liberadas no futuro próximo tornarão a análise conjunta de todos esses dados uma técnica de extraordinário destaque no campo da cosmologia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HOLANDA, R. F. L.; CUNHA, J. V.; MARASSI, L.; LIMA, J. A. S. Constraining H-0 in general dark energy models from Sunyaev-Zeldovich/X-ray technique and complementary probes. Journal of Cosmology and Astroparticle Physics, n. 2 FEB 2012. Citações Web of Science: 6.
HOLANDA, R. F. L.; LIMA, J. A. S.; RIBEIRO, M. B. Probing the cosmic distance-duality relation with the Sunyaev-Zel'dovich effect, X-ray observations and supernovae Ia. Astronomy & Astrophysics, v. 538, FEB 2012. Citações Web of Science: 39.
HOLANDA, R. F. L.; LIMA, J. A. S.; RIBEIRO, M. B. Cosmic distance duality relation and the shape of galaxy clusters. Astronomy & Astrophysics, v. 528, APR 2011. Citações Web of Science: 61.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.