Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da eficacia de exercicios perineais na inibicao da hiperatividade do detrusor em mulheres portadoras de esclerose multipla.

Processo: 07/57401-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Carlos Arturo Levi Dancona
Beneficiário:Adelia Correia Lúcio
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Esclerose múltipla
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Esclerose Multipla | Exercicios Perineais | Perineometro

Resumo

A disfunção vesical esta presente em aproximadamente dois entre três pacientes portadores de Esclerose múltipla. Cerca de noventa por cento destes pacientes apresentarão disfunções do trato urinário inferior durante o curso da doença, sendo a hiperatividade do detrusor a forma mais comum destas disfunções. Esta condição desencadeia problemas sociais e emocionais que comprometem a Qualidade de Vida destes pacientes. Este estudo tem como objetivo avaliar a eficácia dos exercícios perineais na inibição da hiperatividade do detrusor em mulheres portadoras de esclerose múltipla. Serão convidadas a participar do estudo 30 mulheres na forma surto remissiva da doença divididas aleatoriamente em dois grupos: grupo tratamento e grupo placebo. No grupo placebo será introduzido um perineômetro na cavidade vaginal das pacientes, porém nenhuma contração perineal será solicitada, já no grupo tratamento será ensinado à paciente exercícios perineais com o auxílio do perineômetro e as mesmas serão orientadas a realizar estes exercícios em domicilio. O tratamento em ambos os grupos consistirá de duas sessões semanais de fisioterapia durante doze semanas, totalizando vinte e quatro sessões. Todas as pacientes serão avaliadas antes e após o tratamento através das seguintes escalas: EDSS - Escala Expandida do Estado de Incapacidade, Questionário de Avaliação V8 da Bexiga Hiperativa, Avaliação urodinâmica, teste do absorvente de 24 horas, diário miccional de três dias, Esquema PERFECT, Habilidade de relaxamento do assoalho pélvico e os questionários de Qualidade de Vida ICIQ-SF, Qualiveen e SF-36. Espera-se que através do tratamento proposto a paciente tenha maior controle miccional, como também melhora na Qualidade de Vida. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUCIO, ADELIA CORREIA; CAMPOS, RENATA MARTINS; PERISSINOTTO, MARIA CAROLINA; MIYAOKA, RICARDO; DAMASCENO, BENITO PEREIRA; LEVI D'ANCONA, CARLOS ARTURO. Pelvic Floor Muscle Training in the Treatment of Lower Urinary Tract Dysfunction in women with Multiple Sclerosis. NEUROUROLOGY AND URODYNAMICS, v. 29, n. 8, p. 1410-1413, . (07/57401-6)