Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da participacao dos receptores do tipo toll e de lectina tipo c na supressao da resposta imune anti ovalbumina induzida por componentes de alta massa molecular do extrato de ascaris suum.

Processo: 07/56883-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Eliana Faquim de Lima Mauro
Beneficiário:Bruna Cristina Favoretto
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ascaris suum   Células dendríticas   Imunossupressão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apcs | Ascaris Suum | Celulas Dendriticas | Imunossupressao | Tool Like Receptors

Resumo

Infecções por helmintos assim como produtos liberados por esses patógenos são descritos como potentes moduladores da resposta imune tanto homóloga como heteróloga. Trabalhos realizados com um extrato preparado a partir de vermes adultos de Ascaris suum demonstraram um potente efeito supressivo na resposta imune induzida a diferentes antígenos como ovalbumina (OVA) ou micobactéria. Outros trabalhos mostraram ainda, que componentes de alta massa molecular (PI) deste extrato, obtidos por gel filtração, são os responsáveis pela supressão da resposta imune humoral e celular anti-OVA. Recentemente, foi demonstrado que o PI exerce seu efeito supressivo nas células apresentadoras de antígeno (APCs) como as células dendríticas (DCs), modulando negativamente a expressão das moléculas de MHC de classe II, CD40, CD80 e CD86 e portanto a capacidade destas células de induzir a ativação dos linfócitos T CD4+. Foi observado ainda, que este efeito é dependente de IL-10. Células apresentadoras de antígenos, tais como as DCs, ao reconhecerem padrões moleculares presentes nos diversos patógenos via receptores expressos em sua membrana celular modulam e direcionam a resposta imune efetora. De acordo com essas observações e os resultados mostrando que o PI modula a atividade das APCs, o objetivo do projeto é estudar a participação dos receptores tipo TLR e receptores de lectina tipo C (CLRs) expressos nas APCs na supressão induzida por PI. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FAVORETTO, BRUNA C.; SILVA, SANDRIANA R.; JACYSYN, JACQUELINE F.; CAMARA, NIELS O. S.; FAQUIM-MAURO, ELIANA L.. TLR2-and 4-independent immunomodulatory effect of high molecular weight components from Ascaris suum. Molecular Immunology, v. 58, n. 1, p. 17-26, . (10/10393-1, 11/23735-0, 07/56883-7, 08/04201-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FAVORETTO, Bruna Cristina. Avaliação da participação dos receptores do tipo Toll e lectinas tipo C na supressão da resposta imune induzida por componentes de alta massa molecular do extrato de Ascaris suum.. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.